Show simple item record

dc.contributor.authorEsposito, Ícaro Rodrigo
dc.date.accessioned2023-09-25T11:30:49Z
dc.date.available2023-09-25T11:30:49Z
dc.date.issued2023-08-07
dc.identifier.citationESPOSITO, Ícaro Rodrigo. Metaestudo sobre lideranças escolares no Brasil na perspectiva da gestão democrática de 2018 a 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18637.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18637
dc.description.abstractThis dissertation reports on an investigation carried out within the Group of Studies and Research on School Organization: Democracy, Human Rights and Principals’ Training – DEFORGES, having as its theme school leaderships in a public-school democratic administration perspective. The general objective was to map out scientific productions on school leadership in Brazilian basic education to identify possibilities for strengthening schools’ democratic administration. The specific objective was to analyze and systematize its theoretical references, methodologies, and results. The guiding question was: how are school leaderships configured in Brazil, based on the scientific production found in Brazilian digital databases, regarding strengthening the public schools’ democratic administration? From a methodological point of view, this was a qualitative, descriptive, and analytical meta-study. The databases consulted were the CAPES Journals, Theses and Dissertations Portal, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD and the Google Scholar search engine, in the time frame from 2018 to 2022. The corpus of analysis comprised 18 works – 10 articles, six dissertations and two theses, which were selected through bibliographical research procedures, with analytical syntheses being elaborated for each one of them. Then, the sections dedicated to the metamethod, meta-analysis and metatheory were developed, the latter using the technique of content analysis of the data, for which the MAXQDA 22 software was used. The analysis of the corpus enabled an advance in the theme of school leaderships, present in some works, with democratic assumptions, that is, of collective participation, decision distribution of and awareness of those involved. In this democratic context, school leaders can emerge in all school segments – in addition to the administrative one, as it was evidenced in this dissertation, including teaching leadership.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLideranças escolarespor
dc.subjectGestão democrática da escola públicapor
dc.subjectProduções acadêmicaspor
dc.subjectSchool leadershipeng
dc.subjectDemocratic management of the public schooleng
dc.subjectAcademic productionseng
dc.titleMetaestudo sobre lideranças escolares no Brasil na perspectiva da gestão democrática de 2018 a 2022por
dc.title.alternativeMeta-study on school leadership in Brazil from the perspective of democratic management from 2018 to 2022eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascente, Renata Maria Moschen
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3742955383665134por
dc.description.resumoEsta dissertação se reporta a uma investigação realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores – DEFORGES, tendo como tema as lideranças escolares na perspectiva da gestão democrática das escolas públicas. O objetivo geral foi mapear as produções científicas sobre lideranças escolares na educação básica brasileira para identificar nelas possibilidades de fortalecimento da gestão democrática das escolas. O objetivo específico foi analisar e sistematizar seus referenciais teóricos, metodologias e resultados dessas produções. A questão norteadora foi: como se configuram as lideranças escolares no Brasil, com base nas produções científicas encontradas em bases de dados digitais brasileiras, no que se refere ao fortalecimento da gestão democrática da escola pública? Do ponto de vista metodológico, tratou-se de um metaestudo qualitativo, descritivo e analítico. As bases de dados consultadas foram o Portal de Periódicos e Teses e Dissertações da CAPES, a da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e o mecanismo de busca Google Acadêmico, no recorte temporal de 2018 a 2022. O corpus de análise foi composto de 18 trabalhos – 10 artigos, seis dissertações e duas teses, que foram selecionados por meio de procedimentos de pesquisa bibliográfica, tendo sido elaboradas sínteses analíticas de cada um deles. Em seguida, foram desenvolvidas as subseções dedicadas ao metamétodo, à meta-análise, e à metateoria, esta última, complementada com a técnica da análise de conteúdo, para isso tendo sido utilizado o software MAXQDA 22. A análise do corpus possibilitou um avanço da temática das lideranças escolares, presentes em alguns trabalhos, em relação à pressupostos democráticos, ou seja, de participação coletiva, distribuição de decisões e conscientização dos envolvidos. Nesse contexto democrático, as lideranças escolares podem emergir em todos os segmentos – para além do da gestão, como ficou configurado nesta dissertação, entre elas a liderança docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3034423400282308por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-3161-7401por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9395-3166por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil