Show simple item record

dc.contributor.authorDomingues, Ana Carolina
dc.date.accessioned2023-10-02T16:38:19Z
dc.date.available2023-10-02T16:38:19Z
dc.date.issued2023-08-29
dc.identifier.citationDOMINGUES, Ana Carolina. Narrativas visuais e a educação pela imagem em "O dia em que me tornei mulher" de Marziyeh Meshkiny. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18690.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18690
dc.description.abstractThis work aimed to present a theoretical and filmographic discussion based on the images and allegories captured from the Iranian film “The Day I Became a Woman” by director Marziyeh Meshkiny, with the purpose of establishing a dialogue with visual education (based on some illuminations produced in the version of the Book of Kings, commissioned by Shah Tahmasp I) and cinema made by women. To this end, an analysis of the film's allegories and an interpretation of the film was made at the level of the script, extra-filmic materials and images that we consider agents based on the concept developed by Milton de Almeida (2009). Consequently, we identify how these images manifest themselves in the film and can resonate with viewers, as we understand the process of education through image as forming intelligibility of the world, memory and alterity.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação visualpor
dc.subjectCinema feito por mulherespor
dc.subjectCinema iranianopor
dc.subjectVisual educationeng
dc.subjectCinema made by womeneng
dc.subjectIranian cinemaeng
dc.titleNarrativas visuais e a educação pela imagem em "O dia em que me tornei mulher" de Marziyeh Meshkinypor
dc.title.alternativeVisual narratives and education through image in "The day I became a woman" by Marziyeh Meshkinyeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Dinis, Nilson Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9901790534758296por
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo apresentar uma discussão teórica e filmográfica a partir das imagens e alegorias capturadas do filme iraniano “O dia em que me tornei mulher” da diretora Marziyeh Meshkiny, com o propósito de estabelecermos um diálogo com a educação visual (com base em algumas iluminuras produzidas na versão do Livro dos Reis, encomendada por Xá Tahmasp I) e o cinema feito por mulheres. Para tanto, foi feita uma análise das alegorias do filme e uma interpretação do filme a nível do roteiro, de materiais extra-fílmicos e das imagens que consideramos agentes a partir do conceito elaborado por Milton de Almeida (2009). Em consequência, identificamos como essas imagens se manifestam no filme e podem ressoar nos espectadores, por entendermos o processo de educação pela imagem como formador de inteligibilidades de mundo, memória e alteridade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0903106623711717por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8113-2763por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8596-1577por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil