Show simple item record

dc.contributor.authorFiusa, Mateus de Araújo
dc.date.accessioned2023-10-04T12:56:47Z
dc.date.available2023-10-04T12:56:47Z
dc.date.issued2023-04-03
dc.identifier.citationFIUSA, Mateus de Araújo. Análise do conteúdo sobre espécies invasoras nos materiais didáticos de ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18699.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18699
dc.description.abstractInvasive species are a problem that has been considered the second biggest threat to the planet's biodiversity. As this problem is little known by the population in general, people may even be contributing to the spread of invasive species in ecosystems, causing damage to native species. This paper aims to analyze and explore the discussions that can be made through the reading of didactic materials used by high school students about the teaching of invasive exotic species. To this end, we analyzed the teaching materials regarding the presence and quality of the content related to invasive species. Textbooks from three educational systems, three collections of textbooks, and the nine first pages on the internet after a Google search on "invasive species" were selected. At the end of the work it could be observed that there are differences between the concepts used by some of the materials, and it was observed that in 4 of the 15 materials analyzed, the theme is worked in a way that contains conceptual errors or too shallow or technical information, which caused the materials to be considered unsatisfactory, while other 5 had the quality considered as partially satisfactory and, finally, 6 were considered satisfactory due to their language, clarity and veracity of information. The use of teaching materials and resources with very technical, shallow, or incorrect information ends up contributing to the spread of invasive species, since the student may not be able to identify this problem when there is a deficit in teaching the subject.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspécies exóticas invasoraspor
dc.subjectAnálise de material didáticopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEspécies invasoraspor
dc.subjectEspécies exóticaspor
dc.subjectAnalysis of teaching materialeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectInvasive specieseng
dc.subjectExotic specieseng
dc.subjectInvasive exotic speciespor
dc.titleAnálise do conteúdo sobre espécies invasoras nos materiais didáticos de ensino médiopor
dc.title.alternativeContent analysis on invasive species in high school teaching materialseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souto, Letícia Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9284280370140756por
dc.description.resumoFIUSA, Mateus de Araújo. Análise do conteúdo sobre espécies invasoras nos materiais didáticos de ensino médio. 2023. Monografia (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba - São Paulo, 2023. As espécies invasoras constituem uma problemática que vem sendo considerada como a segunda maior ameaça à biodiversidade do planeta. Como essa problemática é pouco conhecida pela população em geral, as pessoas podem estar inclusive contribuindo para que as espécies consideradas como invasoras se espalhem pelos ecossistemas, trazendo inúmeros danos às espécies nativas ali estabelecidas. Este trabalho tem por objetivo analisar e explorar as discussões que podem ser feitas através da leitura de materiais didáticos utilizados por alunos do ensino médio acerca do ensino das espécies exóticas invasoras. Para isso foram analisados materiais didáticos quanto a presença e a qualidade dos conteúdos relacionados com as espécies invasoras. Foram selecionadas apostilas de três sistemas de ensino, três coleções de livros didáticos, e as nove primeiras páginas da internet após uma busca no Google sobre “espécies invasoras”. Ao final do trabalho pôde-se observar que existem divergências entre os conceitos utilizados por alguns dos materiais, tendo sido observado que em 4 dos 15 materiais analisados, a temática é trabalhada de forma a conter erros conceituais ou informações rasas ou técnicas demais, o que fez com que os materiais fossem considerados como insatisfatórios, enquanto outros 5 tiveram a qualidade considerada como parcialmente satisfatória e, por fim, 6 considerados como satisfatórios devido a sua linguagem, clareza e veracidade de informações. O uso de materiais e recursos didáticos com informações muito técnicas, rasas ou erradas acabam por contribuir com a propagação das espécies invasoras, uma vez que o estudante pode não ser capaz de identificar essa problemática quando há um déficit no ensino do tema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9881-1308por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil