Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSigolo, Sthefany
dc.date.accessioned2023-10-10T12:02:21Z
dc.date.available2023-10-10T12:02:21Z
dc.date.issued2023-08-29
dc.identifier.citationSIGOLO, Sthefany. Alfabetização em tempos de BNCC: o que dizem professores e professoras alfabetizadoras?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18746.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18746
dc.description.abstractThe implementation process of Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brought conceptual and structural changes to the literacy's cycle, reflecting on the teacher's concepts and practices. This research carried out an investigation into what literacy teachers say about literacy in BNCC, and aimed to analyse how literacy teachers understand, conceive and practice literacy, considering the implementation of the Base and the institutional contexts, curriculum policies and practical experiences that permeate it. The investigation was supported by the theoretical contributions of Soares (2006, 2009, 2021 a, b, c, d) and Mortatti (2010, 2013) on literacy, and of Gimeno Sacristán (2013, 2017) and Young (2007, 2014) about the curriculum. Therefore, a qualitative research was developed, whose data were collected from a documental analysis of the Base regarding literacy in the two first years of Elementary School, as well as the conduction of semi-structured interviews with literacy teachers who worked with literacies classes in the past five years in a peripheral public school in the city of São Carlos, São Paulo. In the results, regarding literacy, was observed a conceptual backward's movement of BNCC and, from the statements of the interviewees, stands out the little significant participation of the literacy teachers in the curriculum reformulation process, the self-reinterpretation that the teachers give to the curriculum in their literacys pratices, and the need of continuing education, institutional support and collective planning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectPolíticas curricularespor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectCurriculum policieseng
dc.titleAlfabetização em tempos de BNCC: o que dizem professores e professoras alfabetizadoras?por
dc.title.alternativeLiteracy in BNCC's times: what literacy teachers say?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sisla, Heloisa Chalmers
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9446133131561056por
dc.description.resumoO processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC ou Base) trouxe consigo mudanças estruturais e conceituais para o ciclo de alfabetização, refletindo nas concepções e nas práticas de docentes. A presente pesquisa realizou uma investigação sobre o que dizem professores e professoras alfabetizadoras sobre a alfabetização na BNCC, e teve por objetivo analisar como professores alfabetizadores compreendem, concebem e praticam a alfabetização, considerando a implementação da Base e os contextos institucionais, políticas curriculares e experiências práticas que a permeiam. A investigação se respaldou nas contribuições teóricas de Soares (2006, 2009, 2021 a, b, c, d) e Mortatti (2010, 2013) sobre a alfabetização, e de Gimeno Sacristán (2013, 2017) e Young (2007, 2014) sobre o currículo. Por conseguinte, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de uma análise documental da Base no que concerne à alfabetização e ao letramento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, e da realização de entrevistas semiestruturadas com alfabetizadores dos anos iniciais, que trabalharam com turmas de alfabetização nos últimos cinco anos em uma escola periférica da rede municipal de ensino da cidade de São Carlos, São Paulo. Nos resultados, observou-se um movimento de retrocesso conceitual da BNCC em relação à alfabetização e, a partir das falas das entrevistadas, destaca-se a participação pouco significativa das docentes no processo de reformulação curricular, a reinterpretação própria que as professoras dão ao currículo em suas práticas alfabetizadoras, e a necessidade de formação continuada, apoio institucional e planejamento coletivo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/5036391250518699por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0008-7960-8647por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil