Show simple item record

dc.contributor.authorCunha, Alexia Liara
dc.date.accessioned2023-10-17T00:24:19Z
dc.date.available2023-10-17T00:24:19Z
dc.date.issued2023-08-16
dc.identifier.citationCUNHA, Alexia Liara. Estudantes de ensino médio e COVID-19: apropriações acerca do conceito de vírus sob a perspectiva vigotskiana. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18772.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18772
dc.description.abstractThis research addresses the formation of concepts from the Vygotskian perspective, through a didactic sequence, whose central theme was the COVID-19 pandemic. The sequence was elaborated and applied in the elective discipline with high school students from a state public school in São Miguel Arcanjo/SP. This research proposes to discuss the following question: What contributions can a didactic sequence, using the pandemic period as a context, offer to the development of scientific concepts/knowledge? The research objectives were 1) producing and discussing the application of a didactic sequence with the most general theme of the pandemic context; 2) discussing the appropriation carried out by the students from the application of this sequence and, 3) identifying the conceptual elaboration, especially the concept of virus, using exercises and activities carried out by the students. The bibliographic review presented in this dissertation indicated that concept formation is the point in almost all the works consulted. This shows us this is one of the important aspects of the Vygotskian approach and that several authors are committed to studying it, especially when dealing with activities developed in the classroom, as is the case of this research. Studies of this source are even more relevant in the educational scenario of secondary education reform. Three questionnaires were applied throughout the execution of the didactic sequence: the lifting of previous ideas (LPI) that started the didactic sequence; the intermediate questionnaire, elaborated with questions similar to those of the LPI and applied right after the end of the sequence; and the final questionnaire, designed to understand if generalization processes occurred months after the application of the didactic sequence. As contributions promoted by the didactic sequence, we mention the research of a relevant and concrete theme, experienced not only by the students involved, but by the world population; filling in gaps on the subject and research on the development of concepts related to the COVID-19 pandemic. When comparing the three questionnaires, it is possible to assure that, despite a few mistakes, the students performed well in the course of concept formation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVigotskipor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectVíruspor
dc.subjectPandemia da COVID-19por
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectVygotskyeng
dc.subjectDidactic Sequenceeng
dc.subjectViruseng
dc.subjectCOVID-19 Pandemiceng
dc.subjectScience Teachingeng
dc.titleEstudantes de ensino médio e COVID-19: apropriações acerca do conceito de vírus sob a perspectiva vigotskianapor
dc.title.alternativeHigh school students and COVID-19: appropriations of the concept of virus from a Vygotskian perspectiveeng
dc.title.alternativeAlumnos de secundaria y COVID-19: apropiaciones del concepto de virus desde una perspectiva vygotskianaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a formação de conceitos sob a perspectiva vigotskiana, através de uma sequência didática, cujo tema central foi pandemia da COVID-19. A sequência foi elaborada e aplicada na disciplina eletiva com alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de São Miguel Arcanjo/SP. A presente pesquisa se propõe a discutir a seguinte pergunta: Quais contribuições uma sequência didática, utilizando-se como contexto o período pandêmico, pode oferecer para o desenvolvimento de conceitos/conhecimentos científicos? Os objetivos da pesquisa foram 1) produzir e discutir a aplicação de uma sequência didática com a temática mais geral do contexto pandêmico; 2) debater a apropriação realizada pelos estudantes a partir da aplicação desta sequência e, 3) identificar a elaboração conceitual, especialmente o conceito de vírus, utilizando-se de exercícios e atividades realizadas pelos estudantes. A revisão bibliográfica apresentada nesta dissertação indicou que a formação de conceito é pauta em quase todos os trabalhos consultados. Isso nos mostra que este é um dos aspectos importantes da abordagem vigotskiana e que vários autores se empenham em estudá-lo, principalmente ao tratar de atividades desenvolvidas em sala de aula, como é o caso desta pesquisa. Estudos desta natureza são ainda mais relevantes no cenário educacional de reforma do ensino médio. Foram aplicados três questionários ao longo da execução da sequência didática: o levantamento de ideias prévias (LIP) que deu início à sequência didática; o questionário intermediário, elaborado com questões parecidas às do LIP e aplicado logo após a finalização da sequência; e o questionário final, elaborado de modo a compreender se processos de generalização ocorreram meses após a aplicação da sequência didática. Como contribuições promovidas pela sequência didática citamos o estudo de um tema relevante e concreto, vivido não apenas pelos alunos envolvidos, mas pela população mundial; o preenchimento de lacunas sobre a temática e a pesquisa sobre o desenvolvimento de conceitos relacionados à pandemia da COVID-19. Ao comparar os três questionários, é possível afirmar que, apesar de alguns poucos equívocos, os alunos apresentaram um bom desempenho no percurso da formação de conceito.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2488415045917233por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0007-6459-7757por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil