Show simple item record

dc.contributor.authorLunetta, Camila
dc.date.accessioned2023-10-24T15:17:45Z
dc.date.available2023-10-24T15:17:45Z
dc.date.issued2023-09-29
dc.identifier.citationLUNETTA, Camila. Um modelo matemático via sistema baseado em regras fuzzy para avaliação do processo ensino-aprendizagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18809.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18809
dc.description.abstractThis work aims to propose a model/tool through a rule-based fuzzy system to assist the teacher in the complex task of evaluating student learning, aiming to consider subjective aspects inherent in the evaluation process. The major contribution of this tool is that the teacher will be able to choose which and how many forms of assessment to adopt to determine the student's final grade. The main advantage of the model is the ability to classify students' performance by considering the use of different criteria (input variables) for the composition of the final grade (output variable), using qualitative and quantitative information treated as fuzzy sets. Subsequently, we applied this model in a Mathematics class in the Middle School of a public school. For computational implementation of the model, the MATLAB software Toolbox Fuzzy and the Python programming language were used. We hope that the proposed model here becomes a new and useful tool to assist educators in determining students' performance throughout the academic year.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectConjuntos fuzzypor
dc.subjectSistemas fuzzypor
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.subjectFuzzy seteng
dc.subjectFuzzy systemseng
dc.titleUm modelo matemático via sistema baseado em regras fuzzy para avaliação do processo ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeA mathematical model via fuzzy rule-based system to evaluate the teaching-learning processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Peixoto, Magda da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413910306376054por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo propor um modelo matemático, por meio de um sistema baseado em regras fuzzy, para auxiliar o professor na complexa tarefa de avaliar as aprendizagens discentes, buscando considerar aspectos subjetivos inerentes ao processo de avaliação. A maior contribuição dessa ferramenta é que o professor poderá escolher quais e quantas formas de avaliação irá adotar para compor o conceito final do aluno. A principal vantagem do modelo é a possibilidade de classificar o desempenho dos discentes, considerando o uso de diferentes critérios (variáveis de entrada) para a composição da nota final (variável de saída), usando informações qualitativas e quantitativas, que são tratadas como conjuntos fuzzy. Em seguida, o presente modelo de avaliação foi aplicado em uma turma de Matemática do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Para implementação computacional, foram utilizados o Toolbox Fuzzy do software MATLAB e a linguagem de programação Python. Esperamos que o modelo aqui proposto seja uma nova e útil ferramenta para auxiliar os docentes a determinar o desempenho dos alunos no decorrer do ano letivo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4326089722678578por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil