dc.contributor.author | Lunetta, Camila | |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T15:17:45Z | |
dc.date.available | 2023-10-24T15:17:45Z | |
dc.date.issued | 2023-09-29 | |
dc.identifier.citation | LUNETTA, Camila. Um modelo matemático via sistema baseado em regras fuzzy para avaliação do processo ensino-aprendizagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18809. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18809 | |
dc.description.abstract | This work aims to propose a model/tool through a rule-based fuzzy system to assist the teacher in the complex task of evaluating student learning, aiming to consider subjective aspects inherent in the evaluation process. The major contribution of this tool is that the teacher will be able to choose which and how many forms of assessment to adopt to determine the student's final grade. The main advantage of the model is the ability to classify students' performance by considering the use of different criteria (input variables) for the composition of the final grade (output variable), using qualitative and quantitative information treated as fuzzy sets. Subsequently, we applied this model in a Mathematics class in the Middle School of a public school. For computational implementation of the model, the MATLAB software Toolbox Fuzzy and the Python programming language were used. We hope that the proposed model here becomes a new and useful tool to assist educators in determining students' performance throughout the academic year. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject | Conjuntos fuzzy | por |
dc.subject | Sistemas fuzzy | por |
dc.subject | Learning assessment | eng |
dc.subject | Fuzzy set | eng |
dc.subject | Fuzzy systems | eng |
dc.title | Um modelo matemático via sistema baseado em regras fuzzy para avaliação do processo ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | A mathematical model via fuzzy rule-based system to evaluate the teaching-learning process | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Magda da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0413910306376054 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo propor um modelo matemático, por meio de um sistema baseado em regras fuzzy, para auxiliar o professor na complexa tarefa de avaliar as aprendizagens discentes, buscando considerar aspectos subjetivos inerentes ao processo de avaliação. A maior contribuição dessa ferramenta é que o professor poderá escolher quais e quantas formas de avaliação irá adotar para compor o conceito final do aluno. A principal vantagem do modelo é a possibilidade de classificar o desempenho dos discentes, considerando o uso de diferentes critérios (variáveis de entrada) para a composição da nota final (variável de saída), usando informações qualitativas e quantitativas, que são tratadas como conjuntos fuzzy. Em seguida, o presente modelo de avaliação foi aplicado em uma turma de Matemática do Ensino Fundamental II de uma escola pública.
Para implementação computacional, foram utilizados o Toolbox Fuzzy do software MATLAB e a linguagem de programação Python. Esperamos que o modelo aqui proposto seja uma nova e útil ferramenta para auxiliar os docentes a determinar o desempenho dos alunos no decorrer do ano letivo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4326089722678578 | por |