Show simple item record

dc.contributor.authorMadalozzo, Yohanna
dc.date.accessioned2023-11-16T12:22:32Z
dc.date.available2023-11-16T12:22:32Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.identifier.citationMADALOZZO, Yohanna. Análise diagnóstica de cursos de graduação em engenharia mecânica à luz das novas diretrizes curriculares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18906.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18906
dc.description.abstractAlthough engineering and engineering education existed for centuries; standardization started just a few decades ago. In Brazil, the first engineering course emerged in 1792, yet only in 1976 appeared initial curriculum guidelines that, in 2002, were replaced for national regulations. Those regulations are the foundation for pedagogical projects nowadays. However, several projects had already shown some aspects of the curriculum guidelines launched in 2019, where the aptitudes were more meaningful than the content. This work delivers a diagnostic analysis of various pedagogical projects of mechanical engineering courses for the sake of new curriculum guidelines to envision the correlation between a manifold of projects and, accordingly, the subjects, students' performance, and universities in official assessments. The correlation can be validated using the method of Partial Least Squares - Structural Equation Modeling or PLS-SEM. Some templates used keywords from projects and the National Assessment System of University Education to understand if the correlation between variables was valid. The results had shown that only one of the templates achieved a tolerable validation: a template that only considered pedagogic projects published from 2013. Other templates bring several noteworthy inputs to understand topics that need improvement for future projects.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjetos pedagógicospor
dc.subjectEnsino de engenhariapor
dc.subjectAvaliação da educação superiorpor
dc.subjectPLS-SEMpor
dc.titleAnálise diagnóstica de cursos de graduação em engenharia mecânica à luz das novas diretrizes curricularespor
dc.title.alternativeDiagnose analysis of undergraduate courses on mechanical engineering facing new curricular guidelineseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Antonialli, Armando Ítalo Sette
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4367459395417045por
dc.description.resumoA engenharia e o ensino de engenharia são realidade há alguns séculos; no entanto, a padronização dos cursos de engenharia começou há poucas décadas. No Brasil, o primeiro curso de engenharia surgiu em 1792, mas os primeiros direcionamentos curriculares só vieram em 1976; estes foram substituídos pelas diretrizes curriculares nacionais em 2002, que são a base dos projetos pedagógicos atuais. No entanto, muitos projetos já apresentavam algumas características que ficam evidentes nas novas diretrizes curriculares lançadas em 2019, em que se tem um foco maior em competências do que conteúdos. No presente trabalho foi conduzida uma análise diagnóstica de diversos projetos pedagógicos de cursos de engenharia mecânica à luz das novas diretrizes curriculares, de maneira a vislumbrar a correlação entre os projetos e, consequentemente, os cursos em si, e o desempenho dos estudantes e universidades em avaliações oficiais; correlação esta a ser validada por meio do método de Modelagem por Equações Estruturais e Mínimos Quadrados Parciais ou PLS-SEM (do inglês Partial Least Squares - Structural Equation Modeling). Alguns modelos foram criados utilizando como constructos palavras-chave presentes nos projetos, e diferentes conceitos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de forma a entender se seria válida a projeção de correlação entre essas variáveis. Os resultados mostram que apenas um dos modelos alcançou uma validação satisfatória: aquele no qual se consideram apenas os projetos pedagógicos publicados a partir de 2013; os outros modelos trouxeram diversos insumos importantes para entender os pontos a serem melhorados em projetos futuros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil