Mostrar registro simples

dc.contributor.authorChiló, Marcelo Cardoso
dc.date.accessioned2023-11-17T17:44:03Z
dc.date.available2023-11-17T17:44:03Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.identifier.citationCHILÓ, Marcelo Cardoso. A formação politica no material de sociologia e projeto de vida do ensino médio da rede estadual paulista. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18919.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18919
dc.description.abstractThis qualitative investigation and documentary research methodology aims to understand the proposal for political formation present in the didactic material "Curriculum in Action" (2022) in the area of Human and Social Sciences of High School in the state of São Paulo, in the disciplines of Sociology and Life Project. To do so, we debate the context of high school and political education in youth. In order to understand what constitutes this formation, it was necessary to carry out a bibliographic survey that would subsidize the elaboration of a typology for political formation. Contextualized in the debate on youth and politics, discussions on “Education for Democracy” were mapped; “Aspects of Political Socialization in Youth”; and “Education as a Political Act”, based on which a typology was proposed for political formation containing: “Civic Formation”, “Democratic Formation”, “Self-promoted Formation”, “Emancipatory Formation” and “Self-made Formation”. Based on the data analyzed, it was observed that the “Curriculum in Action” tends to develop up to three types of political training: in Sociology, priority is given to Political Training of the Civic type, reinforcing the expository and content-oriented form of information about politics; there are times when the material tries to approach Democratic Political Formation, however, this depends on countless other factors that go beyond the didactic material for its effective practice; in Life Project, there is a strong presence of Self-made Political Formation, proving to be an instrument for evaluating young people's conduct and behavior linked to the conception of education conceived by business reformers. Finally, the emptying of disciplines in the humanities is concluded, since the option for the creation of a new curricular component to address themes close to the area is justified by an approach exempt from the critical look already offered by the Humanities and Social Sciences.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação políticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectPolitical formationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleA formação politica no material de sociologia e projeto de vida do ensino médio da rede estadual paulistapor
dc.title.alternativeThe political formation in material of sociology and life Project in high school of São Paulo state public systempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Almeida, Luana Costa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4647168712265513por
dc.description.resumoA presente investigação, de cunho qualitativo e metodologia de pesquisa documental, tem como objetivo compreender a proposta de formação política presente no material didático “Currículo em Ação” (2022) do Ensino Médio, da rede estadual paulista, nas disciplinas de Sociologia e Projeto de Vida. Para tanto debatemos o contexto do Ensino Médio e a formação política na juventude. Com o intuito de compreender o que constitui essa formação, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico que subsidiasse a elaboração de uma tipologia para a formação política. Contextualizado no debate sobre juventude e política, mapearam-se discussões sobre “Educação para a Democracia”; “Aspectos da Socialização Política na Juventude”; e “Educação como Ato Político”, a partir do que propusemos uma tipologia para a formação política contendo: “Formação Cívica”, “Formação Democrática”, “Formação Autopromovida”, “Formação Emancipadora” e “Formação Empreendedora”. Mediante os dados analisados, observamos que o “Currículo em Ação” tende a desenvolver até três tipos de formação política. Em Sociologia, prioriza-se uma Formação Política do tipo cívica, reforçando a forma expositiva e conteudista sobre informações sobre política e, menos frequente, há momentos em que o material se aproxima da Formação Política Democrática, entretanto, essa depende de inúmeros outros fatores que extrapolam o material didático para a sua prática efetiva. Em Projeto de Vida, verificamos a forte presença da Formação Política do tipo Empreendedora, revelando-se um instrumento de avaliação de condutas e comportamentos dos jovens. Percebemos o esvaziamento de disciplinas das humanidades, já que a opção pela criação de um novo componente curricular, para abordar temas próximos à área, permite uma abordagem isenta do olhar crítico já oferecido pelas Ciências Humanas e Sociais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULARpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/3688194217979471por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0000-9564-7832por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil