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dc.contributor.authorEsteves, Sandra Regina Ferreira
dc.date.accessioned2023-11-22T13:54:49Z
dc.date.available2023-11-22T13:54:49Z
dc.date.issued2023-08-28
dc.identifier.citationESTEVES, Sandra Regina Ferreira. Percepções de professoras da educação infantil sobre sua própria escrita: elaboração de uma proposta formativa docente para o aprimoramento da produção de textos no contexto escolar/profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18933.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18933
dc.description.abstractThe act of writing an essay is not a task that you can achieve solely by codifying ideas through graphic symbols. During the writing process, we should consider the many stages involved in it. From the planning phase, through the actual writing, to the subsequent moments of revision and rewriting. In this research, we intend to analyze the perceptions of a group of teachers from Early Childhood Education at a specific municipal Center for Early Childhood Education (CEMEI) located in São Carlos/SP, regarding their own writing, considering the essays they produce during their professional teaching routine. This way, we intend to identify and understand what these professionals comprehend about the writing process so we can elaborate a training proposal in order to enhance text in the professional school context. To this end, we rely on the ideas of authors who discuss the meaning of text, discourse and what textual/discursive genres are (BAKHTIN, 1997; ROJO, 2005; MARCUSHI, 2008; ANTUNES, 2017), the stages of writing (ANTUNES, 2003; DOLZ; GAGNON; DECANDIO, 2010; TRAVAGLIA, 2016), also, in order to create a contextualized teaching methodology, the role of the teachers formatives proposals (NÓVOA, 1992; CANDAU, 1997; IMBERNÓN, 2006). This is a qualitative research, like a case study, based on questionnaires answered by 15(fifteen) teachers and document analyzes from reports by these same professionals, one essay written by each teacher. By openly debating the art of writing, the beliefs surrounding the comprehension regarding the act of writing and the procedures essentials to the teacher’s writing, we hope to contribute to the shaping of thoughtful teachers, allowing them to critically analyze their actions and teaching practices. The technical-technological product resulting from this study is the elaborated teacher training proposal.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPercepçõespor
dc.subjectCompetências em escritapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectEscrita de professorespor
dc.subjectGêneros textuais/discursivospor
dc.subjectProposta formativa docentepor
dc.subjectPerceptionseng
dc.subjectWriting proficiencyeng
dc.subjectWriting productioneng
dc.subjectTeacher’s writingeng
dc.subjectSpeech genreseng
dc.subjectTeaching proposaleng
dc.titlePercepções de professoras da educação infantil sobre sua própria escrita: elaboração de uma proposta formativa docente para o aprimoramento da produção de textos no contexto escolar/profissionalpor
dc.title.alternativePerceptions of early childhood iducation teachers about their own writing: elaboration of a teacher training proposal to improve text production in the school/professional contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Biazolli, Caroline Carnielli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7908630593356660por
dc.description.resumoProduzir um texto escrito não é tarefa que se completa apenas pela codificação das ideias através de sinais gráficos. No processo de escrever, devemos considerar várias etapas que vão desde o planejamento, passando pela escrita propriamente, até o momento posterior da revisão e da reescrita. Nesta pesquisa, objetivamos avaliar as percepções de um grupo de professoras da Educação Infantil, de um determinado Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) de São Carlos/SP, sobre sua própria escrita, considerando os textos que produzem em sua rotina escolar/profissional. Pretendemos, dessa forma, identificar e compreender o que essas profissionais entendem como processo de escrever e, ainda, a partir disso, confeccionar uma proposta formativa docente para o aprimoramento da produção de textos no contexto escolar/profissional. Para isso, fundamentamo-nos nas ideias de autores que discutem o que é texto, discurso e gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN, 1997; ROJO, 2005; MARCUSCHI, 2008; ANTUNES, 2017), as etapas da escrita (ANTUNES, 2003; DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010; TRAVAGLIA, 2016) e, para a confecção da proposta formativa, os papeis da formação continuada de professores (NÓVOA, 1992; CANDAU, 1997; IMBERNÓN, 2006). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, que conta com questionários respondidos por 15 (quinze) professoras e análise documental de 15 (quinze) relatórios produzidos por essas mesmas profissionais, um texto escrito de cada professora. Ao debatermos, de modo aberto e plural, o ato de escrever, as crenças que rondam a compreensão desse ato e os procedimentos essenciais à escrita de textos que permeiam o trabalho docente, esperamos contribuir com a formação de professores reflexivos, possibilitando-lhes analisar de modo crítico suas ações e práticas docentes. O produto técnico-tecnológico fruto deste estudo é a proposta formativa docente elaborada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6331598425708339por


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