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O jogo protagonizado e a atividade orientadora de ensino: vivências com noções geométricas na educação infantil
dc.contributor.author | Pinto, Lilian Aparecida Borges | |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T12:41:35Z | |
dc.date.available | 2023-11-28T12:41:35Z | |
dc.date.issued | 2023-08-30 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Lilian Aparecida Borges. O jogo protagonizado e a atividade orientadora de ensino: vivências com noções geométricas na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18952. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18952 | |
dc.description.abstract | According to Historical-Cultural Psychology, the role-playing game is the main activity of pre-school children, as it promotes the most important psychic changes in this phase. In it, social relations are reconstructed without direct utilitarian purposes, unlike what we are proposing here, when we use the game as a protagonist to provide experiences with geometry. Thus, having the game as the protagonist of the study, we aimed to analyze the possibilities of organizing the game as the protagonist, considering the AOE as a theoretical-methodological basis for the pedagogical activity, involving experiences with geometric notions in Early Childhood Education. The investigation characterized with a qualitative approach was motivated by the search for training for the pedagogical work with mathematics in Early Childhood Education, being guided by the following problem: Possibilities of organization of the game based on the principles of AOE in a pedagogical work with geometric notions. Before delving into the research question, we carried out surveys on CAPES journals and theses and dissertations sites to verify the existence of investigations that dealt with the theme that we intended to address and select references that could be used. During the study, we based ourselves on the Guiding Teaching Activity (AOE) to create the game with the Confectionery theme, which will also constitute an educational product that can be consulted by teachers. When playing the game, we used video recordings, images and notes to capture the information that was later analyzed. In order to establish the units of analysis, we interpreted the information captured in the development of the game with the literature used, the units being defined as follows: perceiving the clay from the senses – touch, sight and smell; elaboration of three-dimensional objects using clay; and creation of drawings two-dimensional shapes from three-dimensional shapes. The results indicate that the organization of the game played according to the assumptions of the AOE provided the children with the opportunity to experience geometric notions. We observed that in the attempt to interpret the roles correctly, there was an effort to solve the triggering situations, thus formulating reflections on the notions that were being developed. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Noções geométricas | por |
dc.subject | Jogo protagonizado | por |
dc.subject | Atividade Orientadora de Ensino | por |
dc.subject | Geometric notions | eng |
dc.subject | Role-playing game | eng |
dc.subject | Guiding Teaching Activity | eng |
dc.title | O jogo protagonizado e a atividade orientadora de ensino: vivências com noções geométricas na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The role-playing game and the guiding teaching activity: experiences with geometric notions in children's education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Maria do Carmo de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6637658562543505 | por |
dc.description.resumo | De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, o jogo protagonizado é a atividade principal das crianças em idade pré-escolar, pois promove as mudanças psíquicas mais importantes nessa fase. Nele, as relações sociais são reconstruídas sem fins utilitários diretos, diferentemente do que estamos propondo aqui, ao empregarmos o jogo protagonizado para proporcionar experiências com a geometria. Assim, tendo o jogo protagonizado como objeto de estudo, nesta pesquisa objetivamos analisar as possibilidades de organizar o jogo protagonizado considerando a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como base teórico-metodológica à atividade pedagógica, envolvendo vivências com noções geométricas na Educação Infantil. A investigação, caracterizada com enfoque qualitativo, foi motivada pela busca por formação para a o trabalho pedagógico com a matemática na Educação Infantil, sendo guiada pela seguinte problemática: possibilidades de organização do jogo protagonizado fundamentado nos princípios da AOE em um trabalho pedagógico com noções geométricas. Antes de nos aprofundar na questão de pesquisa, realizamos levantamentos nos sites de periódicos e de teses e dissertações da CAPES para verificar a existência de investigações que tratavam da temática que tencionávamos abordar e selecionar referências que pudessem ser utilizadas. No decorrer do estudo, fundamentamo-nos na AOE para criar o jogo protagonizado com o tema Confeitaria, o qual também se constitui como um produto educacional que pode ser consultado por professores. Ao realizar o jogo, usamos gravações em vídeo, imagens e anotações para apreender as informações que, posteriormente, foram analisadas. Para estabelecer as unidades de análise, interpretamos as informações captadas no desenvolvimento do jogo e a literatura utilizada, ficando as unidades assim definidas: Percebendo a argila a partir dos sentidos – tato, visão e olfato; elaboração de objetos tridimensionais usando argila; e criação de desenhos bidimensionais a partir das formas tridimensionais. Os resultados indicam que a organização do jogo protagonizado, segundo os pressupostos da AOE, possibilitou às crianças a oportunidade de vivenciar experiências com noções geométricas. Observamos que na busca de interpretar os papéis corretamente, houve esforço para solucionar as situações desencadeadoras, formulando, assim, reflexões sobre as noções que estavam sendo desenvolvidas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5530268053597378 | por |