dc.contributor.author | Pinto, Lilian Aparecida Borges | |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T12:41:35Z | |
dc.date.available | 2023-11-28T12:41:35Z | |
dc.date.issued | 2023-08-30 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Lilian Aparecida Borges. O jogo protagonizado e a atividade orientadora de ensino: vivências com noções geométricas na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18952. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18952 | |
dc.description.abstract | According to Historical-Cultural Psychology, the role-playing game is the main activity
of pre-school children, as it promotes the most important psychic changes in this
phase. In it, social relations are reconstructed without direct utilitarian purposes, unlike
what we are proposing here, when we use the game as a protagonist to provide
experiences with geometry. Thus, having the game as the protagonist of the study, we
aimed to analyze the possibilities of organizing the game as the protagonist,
considering the AOE as a theoretical-methodological basis for the pedagogical activity,
involving experiences with geometric notions in Early Childhood Education. The
investigation characterized with a qualitative approach was motivated by the search
for training for the pedagogical work with mathematics in Early Childhood Education,
being guided by the following problem: Possibilities of organization of the game based
on the principles of AOE in a pedagogical work with geometric notions. Before delving
into the research question, we carried out surveys on CAPES journals and theses and
dissertations sites to verify the existence of investigations that dealt with the theme that
we intended to address and select references that could be used. During the study, we
based ourselves on the Guiding Teaching Activity (AOE) to create the game with the
Confectionery theme, which will also constitute an educational product that can be
consulted by teachers. When playing the game, we used video recordings, images and
notes to capture the information that was later analyzed. In order to establish the units
of analysis, we interpreted the information captured in the development of the game
with the literature used, the units being defined as follows: perceiving the clay from the
senses – touch, sight and smell; elaboration of three-dimensional objects using clay;
and creation of drawings two-dimensional shapes from three-dimensional shapes. The
results indicate that the organization of the game played according to the assumptions
of the AOE provided the children with the opportunity to experience geometric notions.
We observed that in the attempt to interpret the roles correctly, there was an effort to
solve the triggering situations, thus formulating reflections on the notions that were
being developed. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Noções geométricas | por |
dc.subject | Jogo protagonizado | por |
dc.subject | Atividade Orientadora de Ensino | por |
dc.subject | Geometric notions | eng |
dc.subject | Role-playing game | eng |
dc.subject | Guiding Teaching Activity | eng |
dc.title | O jogo protagonizado e a atividade orientadora de ensino: vivências com noções geométricas na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The role-playing game and the guiding teaching activity: experiences with geometric notions in children's education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Maria do Carmo de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6637658562543505 | por |
dc.description.resumo | De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, o jogo protagonizado é a atividade
principal das crianças em idade pré-escolar, pois promove as mudanças psíquicas
mais importantes nessa fase. Nele, as relações sociais são reconstruídas sem fins
utilitários diretos, diferentemente do que estamos propondo aqui, ao empregarmos o
jogo protagonizado para proporcionar experiências com a geometria. Assim, tendo o
jogo protagonizado como objeto de estudo, nesta pesquisa objetivamos analisar as
possibilidades de organizar o jogo protagonizado considerando a Atividade
Orientadora de Ensino (AOE) como base teórico-metodológica à atividade
pedagógica, envolvendo vivências com noções geométricas na Educação Infantil. A
investigação, caracterizada com enfoque qualitativo, foi motivada pela busca por
formação para a o trabalho pedagógico com a matemática na Educação Infantil, sendo
guiada pela seguinte problemática: possibilidades de organização do jogo
protagonizado fundamentado nos princípios da AOE em um trabalho pedagógico com
noções geométricas. Antes de nos aprofundar na questão de pesquisa, realizamos
levantamentos nos sites de periódicos e de teses e dissertações da CAPES para
verificar a existência de investigações que tratavam da temática que tencionávamos
abordar e selecionar referências que pudessem ser utilizadas. No decorrer do estudo,
fundamentamo-nos na AOE para criar o jogo protagonizado com o tema Confeitaria,
o qual também se constitui como um produto educacional que pode ser consultado
por professores. Ao realizar o jogo, usamos gravações em vídeo, imagens e
anotações para apreender as informações que, posteriormente, foram analisadas.
Para estabelecer as unidades de análise, interpretamos as informações captadas no
desenvolvimento do jogo e a literatura utilizada, ficando as unidades assim definidas:
Percebendo a argila a partir dos sentidos – tato, visão e olfato; elaboração de objetos
tridimensionais usando argila; e criação de desenhos bidimensionais a partir das
formas tridimensionais. Os resultados indicam que a organização do jogo
protagonizado, segundo os pressupostos da AOE, possibilitou às crianças a
oportunidade de vivenciar experiências com noções geométricas. Observamos que
na busca de interpretar os papéis corretamente, houve esforço para solucionar as
situações desencadeadoras, formulando, assim, reflexões sobre as noções que
estavam sendo desenvolvidas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5530268053597378 | por |