Show simple item record

dc.contributor.authorCastro, Renata Cruz
dc.date.accessioned2023-12-05T19:43:36Z
dc.date.available2023-12-05T19:43:36Z
dc.date.issued2023-09-04
dc.identifier.citationCASTRO, Renata Cruz. Onde nossas mãos precisam chegar: a realidade da educação de surdos em São Paulo de Olivença (AM). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18993.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18993
dc.description.abstractEn este trabajo de conclusión de curso, presento una propuesta de producción audiovisual bilingüe, en la que Libras se destaca por la presentación y discusión del tema que trata sobre la educación de las personas sordas y los desafíos que enfrentan los estudiantes sordos en una de las escuelas de la Red. Municipio municipal de São Paulo de Olivença, en el interior de Amazonas. En este sentido, desarrollé material audiovisual accesible a personas sordas y oyentes, quienes pueden beneficiarse de la producción. El trabajo muestra la realidad de la educación de los sordos y los desafíos que enfrentan al adquirir educación sin la presencia de un intérprete Libras profesional, discutiendo más específicamente las dificultades que enfrentan estos estudiantes ante la falta de un intérprete Libras profesional para trabajar en la educación. A partir de una encuesta realizada en una de las escuelas municipales que atienden a estos niños y adolescentes sordos, y en entrevistas realizadas al director de la escuela, se buscó identificar qué prácticas utilizan los docentes de la escuela en el proceso de enseñanza a los estudiantes, presentando y discutir las estrategias de enseñanza presentadas, problematizando la ausencia de intérpretes profesionales que los asistan, a pesar de que existe una legislación nacional que garantiza el acceso de las personas sordas a la educación.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectTradutores(as) e intérpretes de Libraspor
dc.subjectIntérprete educacionalpor
dc.titleOnde nossas mãos precisam chegar: a realidade da educação de surdos em São Paulo de Olivença (AM)por
dc.title.alternativeDonde nuestras manos deben llegar: la realidad de la educación de sordos en São Paulo de Olivença (AM)spa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cabello, Janaina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4349074907357325por
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso, apresento uma proposta de produção audiovisual bilíngue, em que a Libras é colocada em destaque para a apresentação e discussão da temática que versa sobre a educação de surdos e os desafios enfrentados pelo aluno surdo em uma das escolas da rede municipal do município de São Paulo de Olivença, interior do Amazonas. Nesse sentido, desenvolvi um material audiovisual acessível a pessoas surdas e ouvintes, que podem se beneficiar da produção. O trabalho mostra a realidade da educação de surdos e os desafios que os mesmos enfrentam para adquirir a educação sem a presença de um profissional intérprete de Libras, mais especificamente discutindo as dificuldades enfrentadas por esses alunos com a falta desse profissional intérprete de Libras para atuação na educação. A partir de um levantamento feito em uma das escolas municipais que atendem essas crianças e adolescentes surdos, e em entrevistas feitas com a gestora da escola, pretendeu-se identificar quais são as práticas utilizadas pelos professores das escolas no processo de ensino de estudantes alunos, apresentando e discutindo sobre as estratégias didáticas apresentadas, problematizando a ausência de profissionais intérpretes para atendê-los - mesmo havendo uma legislação nacional que garante o acesso das pessoas surdas à educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2816872959804506por
dc.identifier.urlhttps://www.youtube.com/watch?v=sAlQGketxVMpor
dc.publisher.courseTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7221-687Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil