Show simple item record

dc.contributor.authorSimon, Gimena Andressa Venturini
dc.date.accessioned2023-12-07T14:00:29Z
dc.date.available2023-12-07T14:00:29Z
dc.date.issued2023-06-05
dc.identifier.citationSIMON, Gimena Andressa Venturini. Os Limites da BNCC para o Ensino de Ciências a partir da experiência da práxis autêntica freireana.. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19000.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19000
dc.description.abstractScience teaching has a history of approaches that, influenced by Brazilian pedagogical trends, differ in their curricular conceptions, many of which are traditional and banking, which end up distancing, relativizing and dichotomizing students' scientific knowledge. And opposition to progressive practices whose principle is based on the subjects' worldview. The National Common Curricular Base - BNCC presents a proposal aligned with a liberal perspective, which suggests contents and strategies based on a pre-established cut of reality. With these perspectives, this research comes to question to what extent, the BNCC as a curricular proposal for science teaching, contemplates the concrete experiences of the students, including their contradictory world views and participation in the construction of an authentic praxis? We sought to synthesize connecting principles between Scientific and Technological Education, Curriculum and the Critical Freirean Perspective and Walter Benjamin's concept of Authentic Experience. As a methodological process, a qualitative and critical analysis of the discourse present in the BNCC document was carried out, in the area of ​​Science Teaching in the Final Years of Elementary School. As a results, it was noted that there is not, in fact, a refusal of the subjects' worldview, but there is a cut of reality that does not necessarily come from the subjects, since they are pre-defined in competences and structural abilities throughout of learning cycles and based on objects of knowledge that organize the pedagogical proposal, making the experience of knowledge construction not formative, but reproductive. It is impoverished in experience and authenticity.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectWalter Benjaminpor
dc.subjectEnseñanza de Cienciasspa
dc.titleOs Limites da BNCC para o Ensino de Ciências a partir da experiência da práxis autêntica freireana.por
dc.title.alternativeLos límites de la BNCC para la Enseñanza de Ciencias desde la experiencia de la praxis auténtica freireana.spa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO ensino de ciências possui um histórico de abordagens que influenciadas pelas tendências pedagógicas brasileiras divergem em suas concepções curriculares, sendo muitas delas tradicionais e bancárias, que acabam por distanciar, relativizar e dicotomizar o conhecimento científico dos educandos. E oposição, a práticas progressistas que tem como princípio partir da visão de mundo dos sujeitos. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC apresenta uma proposta alinhada com uma perspectiva neoliberal, que sugere conteúdos e estratégias baseadas em um recorte de realidade pré estabelecidos. Com essas perspectivas, esta pesquisa vem questionar em que medida, a BNCC como proposta curricular do ensino de ciências, contempla, ou não as experiências concretas dos educandos, incluindo suas visões de mundo contraditórias e participação na construção de uma práxis autêntica? Buscou-se sintetizar princípios conectantes entre a Educação Científico Tecnológica, Currículo e a Perspectiva Crítica Freiriana e o conceito de Experiência Autêntica de Walter Benjamin. Como processo metodológico, realizou-se uma análise qualitativa e crítica do discurso presente no documento da BNCC, na área de Ensino de Ciências dos anos Finais do Fundamental. Como resultados, notou-se que não há de fato uma recusa à visão de mundo dos sujeitos, mas observa-se um recorte de realidade que não necessariamente parte dos sujeitos, já que estes estão pré-definidos em competências e habilidades estruturas ao longo de ciclos de aprendizagem e fundamentadas em objetos de conhecimento organizadores da proposta pedagógica, fazendo da experiência da construção do conhecimento não é formadora, e sim reprodutora. Ela é empobrecida de experiência e autenticidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0630944062120274por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-8925-2578por
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8915-9952por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil