dc.contributor.author | Silva, Pedro Henrique Pamplona | |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T11:20:46Z | |
dc.date.available | 2023-12-08T11:20:46Z | |
dc.date.issued | 2023-08-24 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Henrique Pamplona. BNCC e a educação antirracista: reflexões e apontamentos sobre o componente curricular artes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19002. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19002 | |
dc.description.abstract | This research aims to discuss Anti-racist Education in the National Common
Curricular Base (BNCC) in the “Arts” Curricular Component, focusing on the early
years of Elementary School. For this purpose, we will use the final version of the
document approved in 2017 by the Ministry of Education (MEC). The research is
a bibliographic, qualitative and documentary study from the perspective of Content
Analysis and the principles of Communicative Methodology. Initially, we can point
out that the Education for Ethnic-Racial Relations proposed by the BNCC does not
offer subsidies and objective notes for an Anti-racist Education. In this sense, we
justify the importance of research to understand how the BNCC articulates an Antiracist Education or if, in fact, the document's proposals make an Inclusive
Education for Ethnic-Racial Relations unfeasible. As an initial theoretical support,
we resorted to research carried out by Gomes (2005) in the field of Ethnic-Racial
Relations, Cavalleiro (2001) and his proposals for an Anti-racist Education and
Almeida (2019) in the recurrent studies to understand Structural Racism. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | educação antirracista | por |
dc.subject | currículo | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | anti-racist | eng |
dc.subject | resume | eng |
dc.title | BNCC e a educação antirracista: reflexões e apontamentos sobre o componente curricular artes | por |
dc.title.alternative | BNCC and anti-racist education: reflections and notes on the arts curricular component | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8697942957516547 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo discutir a Educação Antirracista na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) no Componente Curricular “Artes”,
focalizando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizaremos a
versão final do documento homologada em 2017 pelo Ministério da Educação
(MEC). A pesquisa é um estudo bibliográfico, qualitativo e documental a partir da
perspectiva da Análise de Conteúdo e nos princípios da Metodologia
Comunicativa. Podemos apontar, inicialmente, que a Educação para as Relações
Étnico-Raciais proposta pela BNCC não oferece subsídios e apontamentos
objetivos para uma Educação Antirracista. Neste sentido, justificamos a
importância da pesquisa para compreender como a BNCC articula uma Educação
Antirracista ou se de fato as propostas do documento inviabilizam uma Educação
Inclusiva para Relações Étnico-Raciais. Como suporte teórico inicial recorremos
às pesquisas feitas por Gomes (2005) no campo das Relações Étnico-Raciais,
Cavalleiro (2001) e suas propostas para uma Educação Antirracista e Almeida
(2019) nos recorrentes estudos para compreender o Racismo Estrutural. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4379356451010880 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | http://orcid.org/0000-0003-4431-0062 | por |