Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTheodoro, Helen Cristiane da Silva
dc.date.accessioned2023-12-20T14:04:17Z
dc.date.available2023-12-20T14:04:17Z
dc.date.issued2109-12-03
dc.identifier.citationTHEODORO, Helen Cristiane da Silva. Habilidades sociais educativas parentais de mães sobre relacionamentos afetivo-sexuais dos filhos com deficiência visual. 2109. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2109. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19048.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19048
dc.description.abstractThe development of human beings largely depends on the family context and, during adolescence, issues arise that can often make parents feel unprepared to address, as is the case with affective and sexual development, even more so when the child presents any disability. For this reason, the objective of this study is to analyze the Social Educational Skills of parents in relation to their visually impaired children, with regard to the establishment of affective and/or sexual interpersonal relationships with their children. Seven mothers of teenagers with visual impairment participated in the research, with the teenagers being between 12 and 17 years old, with low vision or blindness. Participants responded to a Semi-structured Interview Guide, containing 23 questions. Subsequently, the interviews were transcribed and the data analyzed qualitatively, using 18 categories and subcategories of Parental Educational Social Skills. The results showed that the participants have a deficit in relation to Parental Educational Social Skills, given that they have overprotective attitudes, which interferes with the development of their children's autonomy and independence. Another factor found is that mothers do not allow many social interactions to be carried out by their children and, despite reporting that they have the freedom to talk about all subjects, when asked about sexuality and affective-sexual relationships, the majority of them were uncomfortable or uncomfortable. reported that they did not address these matters. The concept of sexuality proved to be a great taboo and interferes directly when linked to issues involving a person with a disability.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectHabilidades sociais educativas parentaispor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectParental educational social skillseng
dc.subjectAffectivityeng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleHabilidades sociais educativas parentais de mães sobre relacionamentos afetivo-sexuais dos filhos com deficiência visualpor
dc.title.alternativeParental educational social skills of mothers on affective-sexual relationships of children with visual impairmenteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Costa, Carolina Severino Lopes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303439637261272por
dc.description.resumoO desenvolvimento do ser humano depende em grande parte do contexto familiar e, na adolescência, surgem questões que muitas vezes podem fazer com que os pais se sintam despreparados para abordar, como é o caso do desenvolvimento afetivo e sexual, ainda mais quando o filho apresenta alguma deficiência. Por esta razão, o objetivo desse estudo é analisar as Habilidades Sociais Educativas dos pais em relação ao filho com deficiência visual, no que diz respeito ao estabelecimento de relações interpessoais afetivas e/ou sexuais de seus filhos. Participaram da pesquisa sete mães de adolescentes com deficiência visual, sendo que os adolescentes estavam na faixa etária entre 12 e 17 anos, apresentando baixa visão ou cegueira. As participantes responderam a um Roteiro de Entrevista Semiestruturada, contendo 23 perguntas. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e os dados analisados qualitativamente, por meio de 18 categorias e subcategorias de Habilidades Sociais Educativas Parentais. Os resultados mostraram que as participantes possuem um déficit em relação às Habilidades Sociais Educativas Parentais, haja vista que possuem atitudes de superproteção, o que interfere no desenvolvimento da autonomia e independência dos filhos. Outro fator encontrado é que as mães não permitem que muitas interações sociais sejam realizadas pelos filhos e, apesar de relatarem ter liberdade para conversar sobre todos os assuntos, quando questionadas sobre sexualidade e relacionamentos afetivo-sexuais, em sua maioria, mostraram-se desconfortáveis ou informaram não tratar desses assuntos. O conceito de sexualidade mostrou-se um grande tabu e interfere diretamente quando ligado às questões que envolvem um sujeito com deficiência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0154240998811428por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil