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dc.contributor.authorCordeiro, Mayara Affonso Martins
dc.date.accessioned2023-12-21T13:19:55Z
dc.date.available2023-12-21T13:19:55Z
dc.date.issued2023-08-16
dc.identifier.citationCORDEIRO, Mayara Affonso Martins. Alta costura, distinção e sustentabilidade: uma análise bourdieusiana da produção do discurso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19053.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19053
dc.description.abstractCette recherche a examiné dans quelle mesure le discours pro-durabilité se traduirait par une forme de recherche de distinction dans le domaine particulier de la haute couture. Nous avons analysé la possibilité que les agents/groupes produisent, à travers ce positionnement, des stratégies d’acquisition de capitaux spécifiques dans le cadre du litige sur le terrain. Pour cela, les principaux concepts de Bourdieu ont été utilisés comme cadre théorique prédominant : distinction, habitus, capitales et champs. Les objectifs spécifiques visaient à cartographier le terrain : le positionnement des marques, de leurs productions et des consommateurs. Nous avons sélectionné onze marques de la Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), dont des membres permanents, des correspondants et des invités. Nous avons cartographié le terrain à travers l’analyse du discours des marques sur leurs sites internet ; dans des interviews avec les créateurs/couturiers sur les sites de Vogue Magazine et WWD ; Et nous envoyons un questionnaire pré-structuré aux marques afin de mieux comprendre leur relation avec la durabilité et leurs consommateurs. Le discours durable a été observé, en particulier, dans trois marques, mais n’a pas été légitimé par le titre de « haute couture ». Nos résultats démontrent la recherche de distinction en tant que marque de production durable, puisque la légitimité des dominantes est remise en question à travers un discours « éco-correct ». Ce discours a atteint le champ de la haute couture de manière marginale, afin de créer un sous-champ, structuré par le capital spécifique que ce discours détient.fra
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModa sustentávelpor
dc.subjectAlta costurapor
dc.subjectLuxopor
dc.subjectDistinçãopor
dc.subjectConsumopor
dc.titleAlta costura, distinção e sustentabilidade: uma análise bourdieusiana da produção do discursopor
dc.title.alternativeHaute couture, distinction et durabilité environnementale: une analyse bourdieusienne de la production du discoursfra
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Marzochi, Samira Feldman
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6466778428443375por
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou, em que medida, o discurso pró-sustentabilidade se traduziria como uma forma de busca por distinção dentro do campo particular da alta costura. Analisamos a possibilidade de que os agentes/grupos estariam, por meio deste posicionamento, produzindo estratégias de aquisição do capital específico dentro da disputa no campo. Para isso, os principais conceitos de Bourdieu foram utilizados como referencial teórico predominante: distinção, habitus, capitais e campos. Os objetivos específicos buscaram mapear o campo: o posicionamento das marcas, suas produções e consumidores. Selecionamos onze marcas da Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), entre membros permanentes, correspondentes e convidados. Realizamos o mapeamento do campo por meio da análise do discurso das marcas em seus sites; em entrevistas com os designers/costureiros nos sites da Revista Vogue e WWD; e enviamos um questionário pré-estruturado para as marcas, a fim de compreender melhor sua relação com a sustentabilidade e seus consumidores. O discurso sustentável foi observado, especialmente, em três marcas, porém não legitimadas com o título de “alta costura”. Nossos resultados demonstram a busca por distinção como marca de produção sustentável, visto que se coloca em questão a legitimidade dos dominantes através de um discurso “ambientalmente correto”. Este discurso atingiu o campo da alta costura marginalmente, de forma a criar um subcampo, estruturado por meio do capital específico que este discurso detém.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.description.sponsorshipId151366/2021-7, PIBIC (CNPq)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseCiências Sociais - CSopor


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