dc.contributor.author | Rosa, Tifany Cristina Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T12:57:51Z | |
dc.date.available | 2024-01-08T12:57:51Z | |
dc.date.issued | 2023-11-22 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Tifany Cristina Rodrigues. Educação das relações étnico-raciais, arte e memória: refletindo sobre a formação e atuação de professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19071. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19071 | |
dc.description.abstract | Racism is a reality founded on the social structures of Brazil. Education is not
isolated to this process, so the training of teachers faced with social contradictions
became necessary. This work aims to establish connections with the use of Art in the
instrumentalization of teacher training processes, aiming at the implementation of
Brazilian Laws 10.639/03 and 11.645/08 within schools. The study has a qualitative and critical bias, and brings data collected with the application of questionnaires with 22 teachers and school principals who work in schools located in the State of São Paulo, in order to positively consider the use of
Art and Memory as possible resources in teacher training environments. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação das Relações Étnico-raciais | por |
dc.subject | Formação Docente | por |
dc.subject | Arte e Memória | por |
dc.subject | Education and the Ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | Teacher Training | eng |
dc.subject | Art and Memory | eng |
dc.title | Educação das relações étnico-raciais, arte e memória: refletindo sobre a formação e atuação de professores | por |
dc.title.alternative | Education of ethnic-racial relations, art and memory: reflecting on the formation and performance of teachers | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Walburga dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/2954227254025696 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Priscila Leonel de Medeiros | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5408235474739184 | por |
dc.description.resumo | O racismo é uma realidade fundada nas estruturas sociais do Brasil. A Educação não está isolada a este processo, por isso, pautar uma formação de professores frente às contradições sociais se fez necessário. Este trabalho objetiva estabelecer conexões com o uso da Arte na instrumentalização de processos formativos de professores, visando a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 dentro das escolas. O estudo tem um viés qualitativo e crítico, e traz dados coletados com a
aplicação de questionários com 22 professores e gestores atuantes em escolas dentro do Estado de São Paulo, de modo a considerar de maneira positiva a utilização da Arte e da Memória como recursos possíveis em ambientes de formação
de professores. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2160745798350993 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0003-8523-2424 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-9304-5800 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | http://orcid.org/0000-0001-8563-443X | por |