dc.contributor.author | Monteiro, Leonardo Henrique Brandão | |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T11:11:34Z | |
dc.date.available | 2024-01-09T11:11:34Z | |
dc.date.issued | 2023-10-31 | |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Leonardo Henrique Brandão. Processos de estudo em ambientes não-institucionalizados: o aluno entre a autoridade escolar e a autoridade tecnológica. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19075. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19075 | |
dc.description.abstract | This dissertation investigates how students use or don't use devices featuring digital technology in their study processes outside institutionalized environments. Based on a dialogue with the literature in the field of education, it is argued that the use or non-use of such devices is related to legitimizing a certain authority. It may be a school authority or a technological authority. The research question is divided into three parts and can be described as follows: Do students' study processes outside institutionalized environments demonstrate their affiliation with a school authority, a technological authority, or neither? Can we identify the moments when these affiliations occur? Are they antagonistic logics, or are there moments when they coexist and overlap? The writing is structured as follows. After a brief introduction, a chapter is dedicated to methodological considerations. It outlines how to approach the literature in the area and the social world through two research instruments: questionnaires and semi-structured interviews. The second chapter looks at the "macro-sociological" outlines of the research, describing the social environment in which our interlocutors interact and conduct their studies. The following chapter deals with the theoretical construction of school and technological authority concepts, mainly through authors from Critical Theory. The fourth chapter outlines three skills that will be the analytical parameters, mainly, but not only, of four case studies. The fifth chapter presents the international comparative research and how we conduct it, characterizes our interlocutors, and discusses the legitimacy of school, the legitimacy of information found in digital environments, and the role that digital devices play in study practices in non-institutionalized environments. The sixth chapter discusses how digital technologies were present in our interlocutors' daily lives and some of the impacts of the COVID-19 pandemic on these students' study processes. Also, it focuses on four case studies which, through the skills of memorization, attention, and body discipline, analyze how four interlocutors embodied school and technological authorities. Last but not least, the final thoughts section is dedicated to the closing considerations of the work. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudo fora da escola | por |
dc.subject | Atividades de estudo | por |
dc.subject | Cultura digital | por |
dc.subject | Autoridade escolar | por |
dc.subject | Autoridade tecnológica | por |
dc.subject | Study time outside the school | eng |
dc.subject | Study activities | eng |
dc.subject | Digital culture | eng |
dc.subject | School authority | eng |
dc.subject | Technological authority | eng |
dc.title | Processos de estudo em ambientes não-institucionalizados: o aluno entre a autoridade escolar e a autoridade tecnológica | por |
dc.title.alternative | Study processes in non-institutionalized environments: the student between school authority and technological authority | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Zuin, Antonio Alvaro Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar os modos como estudantes utilizam, ou não, dispositivos dotados de tecnologia digital em seus processos de estudo fora de ambientes institucionalizados. A partir do diálogo com a literatura na área da educação defende-se que o uso ou não uso de tais dispositivos se relaciona com a legitimação de certa autoridade. Sendo que esta pode ser uma autoridade escolar, ou uma autoridade tecnológica. A questão de pesquisa se dividia em três momentos e pode ser descrita do seguinte modo: os processos de estudo discentes fora de ambientes institucionalizados demonstram a filiação destes a uma autoridade escolar, a uma autoridade tecnológica, ou a nenhuma das duas? Podemos identificar os momentos em que estas filiações acontecem? Elas seriam lógicas antagônicas, ou haveria momentos em que conviveriam, se sobreporiam? A estrutura do escrito segue a seguinte configuração. Após uma breve introdução dedica-se um capítulo às considerações metodológicas. Delimitando as formas de aproximação seja com a literatura da área, seja com o mundo social através de dois instrumentos de pesquisa: questionários e entrevistas semiestruturadas. O segundo capítulo se debruça acerca dos contornos “macrossociológicos” da pesquisa, descrevendo o ambiente social, no qual nossos interlocutores interagem e realizam seus estudos. O capítulo conseguinte aborda a construção teórica dos conceitos de autoridade escolar e autoridade tecnológica, sobretudo através de autores da Teoria Crítica. O quarto capítulo traça os contornos de três habilidades que serão parâmetros analíticos, principalmente, mas não apenas, de quatro estudos de caso. O capítulo quinto apresenta como foi realizada uma pesquisa comparativa internacional; caracteriza nossos interlocutores; e discute tanto a legitimidade da escola e das informações encontradas em ambientes digitais, como o papel que os dispositivos digitais assumem nas práticas de estudo em ambientes não-institucionalizados. O sexto capítulo discorre acerca dos modos como, especificamente no cotidiano de nossos interlocutores, as tecnologias digitais eram presentes e alguns impactos da pandemia da Covid-19 nos processos de estudo destes estudantes. Por fim, se dedica a quatro estudos de caso que através das habilidades da memorização, atenção e disciplina corporal analisam as formas como quatro interlocutoras corporificavam as autoridades escolar e tecnológica. Após isto, são apresentadas as considerações finais, seção dedicada às últimas reflexões do trabalho. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.696521/2022-00, CAPES-PRINT | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.475556/2020-00, CAPES-DS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/7962875409074026 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-5323-1107 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-6850-2897 | por |