Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, André Cristovão
dc.date.accessioned2024-01-15T18:54:06Z
dc.date.available2024-01-15T18:54:06Z
dc.date.issued2023-11-10
dc.identifier.citationSOUSA, André Cristovão. As questões de gênero, raça e classe em livros didáticos de Matemática: uma análise a partir da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19097.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19097
dc.description.abstractAmong the contemporary guidelines that we open the paths for the deconstruction of patriarchy and monoculture, we do not teach, but as an anti-racist culture, we fear the necessary anti-colonial struggle of educational practices, defacing stereotypes that maintain the domination of class, race and gender, which amplifies inequalities and social injustices. For the natural sciences, there is still a challenge to decharacterize their static, unquestionable, and neutral aspect, since the sciences, specifically Mathematics, walk alongside the technological reality and its consequences for social and economic development. In this sense, the objective of the research was to identify the contributions of two textbooks - LD of Mathematics approved by PNLD, considering Education Science, Technology and Society - ECTS for the visibilities of gender, class and class quests. It is a qualitative, exploratory, and documentary study. The data are constituted from two textbooks of Mathematics "Praticando Matemática" and "Araribá: Mais Matemática". The results will show that, despite the advances in the discussions about the deconstruction of stereotypes and the insertion of concrete situations in reality for the STS education and integral formation of the subject, the textbooks still reproduce the European monoculture, making invisible the scientific and social contribution of blacks, women and indigenous people, or that encourages the reproduction of prejudices and discrimination. There are few mentions of specific situations that can lead to CTS education, being either a teacher or the main moving agent that can act so that education is based on the emancipation and freedom of the subject. It is considered that the discussions on the construction of gender and sexuality must advance so that there is a break with the binary that imposes the legitimacy of the dominance of one class over another, of one race over another or of one gender over another. Education must transgress the strategies of domination to train people against all forms of discrimination and prejudice, in order to advance towards the emancipation of two subjects. It is concluded that in the textbook collections analyzed, it can be said that there is a timid movement to include subjects who were made invisible and excluded, however, it is also clear that situations that reinforce stereotypes and discrimination are still present on the pages of textbooks.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação CTSpor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectGênero, raça e classepor
dc.subjectEducação antirracistapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectCTS Educationeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectGender, race and classeng
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleAs questões de gênero, raça e classe em livros didáticos de Matemática: uma análise a partir da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTSpor
dc.title.alternativeGender, race, and class issues in Mathematics textbooks: an analysis from the Science, Technology and Society education - CTSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0285391776145231por
dc.description.resumoDentre as pautas contemporâneas que abrangem os caminhos para a desconstrução do patriarcado e da monocultura no ensino, bem como a cultura antirracista, tem-se a necessária luta anticolonial das práticas educacionais, desfazendo estereótipos que mantém a dominação de classe, de raça e gênero, que ampliam as desigualdades e injustiças sociais. Para as ciências naturais tem-se, ainda, o desafio de descaracterizar seu aspecto estático, inquestionável e neutro, já que as ciências, especificamente a Matemática, caminham junto à realidade tecnológica e suas consequências para o desenvolvimento social e econômico. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições dos livros didáticos - LD de Matemática aprovados pelo PNLD, considerando a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade - ECTS para as visibilidades das questões de gênero, classe e classe. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e documental. Os dados foram constituídos a partir dos livros didáticos de Matemática “Praticando Matemática” e “Araribá: Mais Matemática”. Os resultados evidenciaram que, apesar do avanço nas discussões acerca da desconstrução de estereótipos e inserção de situações concretas da realidade para a educação CTS e formação integral do sujeito, os livros didáticos ainda reproduzem a monocultura europeia, invisibilizando a contribuição científica e social de negros, mulheres e indígenas, o que fomenta a reprodução de preconceitos e discriminação. São poucas menções às situações concretas que podem oportunizar a educação CTS, sendo o docente o principal agente de mudanças que pode atuar para que a educação seja pautada na emancipação e liberdade do sujeito. Considera-se que as discussões sobre a construção de gênero e sexualidade devam avançar, para que haja o rompimento com o binarismo que impõe a legitimação do domínio de uma classe sobre outra, de uma raça sobre outra ou de um gênero sobre outro. A educação deve transgredir as estratégias de dominação para formar pessoas contra toda forma de discriminação e preconceito, de modo a e avançar para a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que nas coleções de livros didáticos analisadas, pode-se afirmar que há uma tímida movimentação para incluir sujeitos que eram invisibilizados e excluídos, porém, constata-se ainda, que as situações que reforçam estereótipos e discriminações ainda estão presentes nas páginas dos livros didáticos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/5877683641484713por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-0614-6847por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5113-8398por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil