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dc.contributor.authorLima, Janaína Ferreira de
dc.date.accessioned2024-01-16T13:47:27Z
dc.date.available2024-01-16T13:47:27Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.identifier.citationLIMA, Janaína Ferreira de. Satisfação Profissional das Equipes de Enfermagem atuantes na Sala de Vacina. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19101.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19101
dc.description.abstractProfessional satisfaction has been the subject of investigation and there are factors that influence professional satisfaction and dissatisfaction, associated with individual perceptions. Objective: To analyze the perceptions of health work that generate satisfaction and dissatisfaction in nursing teams working in vaccination rooms. Method: This is a qualitative and descriptive research. Data were collected from nursing teams working in vaccination rooms in eastern São Paulo during the months of March and April 2023. The information obtained was analyzed using descriptive statistics and content analysis, with the help of the IRAMUTEQ software. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of São Carlos/UFSCar (CEP-UFSCar), under CAAE nº 65069722.5.0000.5504 and opinion nº 5.909.534. Results: 27 nursing professionals participated in this study, the majority of whom were female (92%), married (66%), with experience in the profession ranging from 6 months to 49 years. The experience in the vaccination room ranged from 2 months to 34 years. Two categories emerged from the Descending Hierarchical Classification (CHD): A and B, being: A) Aspects of Work Routines and B) Aspects of Satisfaction and Dissatisfaction at Work. Conclusion: It is possible to explore the aspects of work that generate professional satisfaction and reinforce them in order to remain positive factors. Likewise, it is possible to analyze the factors of dissatisfaction that need to be rethought and improved by management, adopting measures to carry out quality work.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão em saúdepor
dc.subjectHealth management.por
dc.subjectEquipe de enfermagempor
dc.subjectNursing teampor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectPrimary health carepor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectJob satisfactionpor
dc.titleSatisfação Profissional das Equipes de Enfermagem atuantes na Sala de Vacinapor
dc.title.alternativeProfessional Satisfaction of Nursing Teams Working in the Vaccination Roomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Borges, Flávio Adriano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146448542549482por
dc.description.resumoA satisfação profissional tem sido objeto de investigação e há fatores que influenciam na satisfação e insatisfação profissional, associando-se com as percepções individuais. Objetivo: Analisar as percepções do trabalho em saúde geradores de satisfação e insatisfação nas equipes de enfermagem atuantes nas salas de vacina. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com as equipes de enfermagem atuantes nas salas de vacina no leste paulista durante os meses de março e abril de 2023. As informações obtidas foram analisadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo, com auxílio do software IRAMUTEQ. Houve aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (CEP-UFSCar), sob o CAAE nº 65069722.5.0000.5504 e parecer nº 5.909.534. Resultados: Participaram deste estudo 27 profissionais de enfermagem, a maioria do sexo feminino (92%), casadas (66%), com tempo de experiência na profissão de 06 meses a 49 anos. O tempo de experiência com sala de vacina variou de 02 meses a 34 anos. Emergiram da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) duas categorias: A e B, sendo: A) Aspectos da Rotinas de Trabalho e B) Aspectos de Satisfação e Insatisfação no Trabalho. Considerações Finais: É possível explorar os aspectos de trabalho geradores de satisfação profissional e reforçá-los a fim de permanecerem como fatores positivos. Igualmente, é possível analisar os fatores de insatisfação que precisam ser repensados e melhorados pela gestão, adotando medidas para realização de um trabalho de qualidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5841591065656744por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-8132-2252por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5941-4855por


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