dc.contributor.author | Montever, Daniel Cunha | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T18:00:06Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T18:00:06Z | |
dc.date.issued | 2024-01-12 | |
dc.identifier.citation | MONTEVER, Daniel Cunha. Angústia e Recompensa: narrativa crítico reflexiva sobre o meu desenvolvimento no curso de medicina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19108. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19108 | |
dc.description.abstract | The final paper presents a critical-reflective narrative of the author about the medicine course at the Federal University of São Carlos and his impressions, experiences and feelings during the process. In its development, the work presents a narrative that exposes the course format, the author's experience in the course and the author's reflections on each aspect of the course. The development begins with the author's entry into the university, exposing his life at that moment and the feelings that surrounded and guided him in choosing the institution. The text moves on to address the first cycle, from enrollment in the course and the discovery of its different methodology, progressing to an explanation of its functioning, divided into three major areas of activities: Problem-Situation, Simulation Station, Professional Practice and Practice Reflection. The reflection that permeates the first cycle involves feelings of anguish, concern, and incapacity. Moving on to the second cycle, there are changes in the pattern of activities, both in content and in the ramification of the basic structures of the curricular grid compared to the first cycle. With a clearer gain in knowledge, the reflection presents the counterpoint of previous anxieties with the recognition in the knowledge construction advance and introduces new anxieties about the continuity of the process, although already accompanied by expectations that involve the student's development and evolution. When addressing the final cycle, the internship, the text diversifies due to the intensity that the period presents. Reflections and feelings also diversify and correspond to each stage present in the internship, which are: Medical Clinic, Pediatrics, Specialized Medical Outpatient Clinics, Gynecology and Obstetrics, General Surgery and Family and Community Health. The conclusion of the work presents a reflective synthesis where the author exposes his impressions of the entire experiential process and concludes with his personal opinions about his personal development and the influence of the course on his personal and professional formation. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Medicina | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Internato | por |
dc.subject | Medicine | eng |
dc.subject | Reflection | eng |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | Professional development | eng |
dc.subject | Methodology | eng |
dc.subject | Internship | eng |
dc.title | Angústia e Recompensa: narrativa crítico reflexiva sobre o meu desenvolvimento no curso de medicina | por |
dc.title.alternative | Anguish and Reward: reflective critical narrative about my development in the medicine course | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Floriano, Petterson de Jesus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7166785992593153 | por |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso apresenta uma narrativa crítico-reflexiva do autor acerca do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos e suas impressões, experiências e sentimentos durante o processo. Em seu desenvolvimento, o trabalho apresenta uma narrativa onde é explicitado o formato do curso, a vivência do autor no curso e as reflexões do autor sobre cada aspecto vivido no curso. O desenvolvimento se inicia com o ingresso do autor à universidade, expondo o seu momento de vida e os sentimentos que o envolveram e o moveram na escolha da instituição. O texto parte para a abordagem do primeiro ciclo, desde a matrícula no curso e a descoberta de sua diferente metodologia, avançando para a explicação de seu funcionamento, dividido em três grandes áreas de atividades: a Situação-Problema, a Estação de Simulação, a Prática Profissional e a Reflexão da Prática. A reflexão que permeia o primeiro ciclo envolve sentimentos de angústia, preocupação e incapacidade. Seguindo para o segundo ciclo, há mudanças no padrão das atividades tanto em conteúdo quanto em ramificações das estruturas básicas da grade curricular em relação ao primeiro ciclo. Com o ganho mais claro de conhecimento, a reflexão apresenta o contraponto das angústias prévias com o reconhecimento do avanço na construção do conhecimento e apresenta novas angústias e ansiedade acerca da continuidade do processo, porém já acompanhadas das expectativas que envolvem o desenvolvimento e a evolução do aluno. Ao abordar o último ciclo, o internato, o texto se diversifica em decorrência da intensidade que o período apresenta. As reflexões e sentimentos também se diversificam, e são correspondentes a cada estágio presente no internato, sendo eles: Clínica Médica, Pediatria, Ambulatórios de Especialidades Médicas, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Saúde da Família e Comunidade. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese reflexiva onde o autor expõe suas impressões de todo o processo de vivência e conclui com suas opiniões pessoais sobre seu desenvolvimento pessoal e a influência do curso em sua formação pessoal e profissional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2046683983408580 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |