Show simple item record

dc.contributor.authorLazzarini, André Luiz
dc.date.accessioned2024-01-23T18:37:07Z
dc.date.available2024-01-23T18:37:07Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.identifier.citationLAZZARINI, André Luiz. A timidez na formação dos intérpretes de libras: explorando a competência existencial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19132.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19132
dc.description.abstractThis research aims to investigate one of the dimensions involved in language learning, namely existential competence (CALVO; BARQUERO, 2011). More specifically, we seek to explain how shyness can influence the process of learning Libras by interpreters of this language in training. Some questions to be answered are: i) To what extent personality development can be an explicit educational objective; and ii) If the trait of shyness can facilitate or hinder the learning of Libras. For that, a descriptive qualitative research will be carried out from a semiopen online questionnaire with students of the course who call themselves shy. With the analyses, we intend to describe, from the perspective of the students themselves, how the training course has dealt with personality issues and what are the strategies used by teachers and students to deal with these issues. The results demonstrated a possible lack of methodologies to deal with shyness during the training of translators and interpreters of Libras, placing the responsibility of creating strategies to deal with shyness on the student. It was concluded that it is necessary to approach the theme during the student's training, in a way that is not invasive and that allows the student to re-signify their experiences, it also exposes the need for the development of new research with this theme, given the scarcity of studies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTimidezpor
dc.subjectCompetência existencialpor
dc.subjectEnaçãopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectShynesseng
dc.subjectExistential competenceeng
dc.subjectEnactioneng
dc.subjectBrazilian Sign Languageeng
dc.titleA timidez na formação dos intérpretes de libras: explorando a competência existencialpor
dc.title.alternativeShyness in the training of interpreters of Libras: exploring existential competenceeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, João Paulo da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111069189059770por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de investigar uma das dimensões envolvidas na aprendizagem de uma língua, a saber, a competência existencial (CALVO; BARQUERO, 2011). Mais especificamente, busca-se explicitar de que maneira a timidez pode ter influência no processo de aprendizagem de libras por intérpretes dessa língua em formação. Algumas perguntas a serem respondidas são: i) Em que medida o desenvolvimento da personalidade pode ser um objetivo educacional explícito; e ii) Se o traço de timidez pode facilitar ou dificultar a aprendizagem da libras. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa descritiva a partir de um questionário on-line semiaberto com alunos do curso que se autodenominam tímidos. Com as análises, pretende-se descrever, da perspectiva dos próprios estudantes, como o curso de formação tem lidado com as questões de personalidade e quais são as estratégias usadas pelos docentes e discentes para lidar com essas questões. Os resultados demonstraram uma possível falta de metodologias para lidar com a timidez durante a formação do tradutor e intérprete de libras, colocando sobre o aluno a responsabilidade de criar estratégias para lidar com a timidez. Concluiu-se que é preciso abordar a temática durante a formação do aluno, de maneira que não seja invasiva e que permita ao aluno resignificar suas experiências, expõe-se também a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas com esta temática, dada a escassez de estudos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2539764834690332por
dc.identifier.urlhttp://www.tilsp.ufscar.br/tilsp_tcc_alunos.htmlpor
dc.publisher.courseTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0474-435Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil