Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCyrineu, Ana Amélia Cyrineu Plens
dc.date.accessioned2024-02-05T19:19:40Z
dc.date.available2024-02-05T19:19:40Z
dc.date.issued2023-11-24
dc.identifier.citationCYRINEU, Ana Amélia Cyrineu Plens. A formação inicial de professores de Física e os saberes docentes para a prática educativa: revisão de escopo de 2001 a 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19199.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19199
dc.description.abstractTeaching is a profession full of challenges, especially at the beginning of the career in which there are aspects linked to lesson planning, class management, working conditions, among other particularities, which, although they are addressed during initial training, the situations that emerge from daily work at school, presenting situations that require the mobilization of different knowledge from the teacher. This understanding leveraged the development of this research, whose objective is to map the field related to research on the initial training of Physics teachers, aiming to understand how the knowledge mobilized by the teacher in the classroom has been approached in research such as dissertations, theses, and how they are presented within the scope of the guidelines for the initial training of Physics teachers. To this end, we defined the following specific objectives: 1) Identify and analyze the works found in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations related to the knowledge of Physics teachers in Basic Education; and 2) Identify the knowledge in the regulations related to the initial training of Physics teachers. To develop the research, a scoping review was carried out, covering the years 2001 to 2022, in which the analyzes were carried out based on the assumptions of Tardif (2012) and from this, the following axes emerged: Knowledge from the profession; Knowledge arising from professional training for teaching and Knowledge in regulations relating to teacher training. Based on the data analyzed, we identified that knowledge from experience is essential for teacher training, there are indications that supervised internships provide possibilities for future teachers to come into contact with school culture, as well as aspects inherent to the work teacher. In this direction, we highlight the emphasis on articulation between teacher training institutions and basic education schools, which can provide greater approximation with the future teacher's work reality, with the support of professionals involved in teacher training.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessores de físicapor
dc.subjectSaberespor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPhysics teacherseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.titleA formação inicial de professores de Física e os saberes docentes para a prática educativa: revisão de escopo de 2001 a 2022por
dc.title.alternativeThe initial training of Physics teachers and teaching knowledge for educational practice: scoping review from 2001 to 2022eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vedovatto, Dijnane Fernanda Vedovatto Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758025601578309por
dc.description.resumoA docência é uma profissão carregada de desafios, especialmente no início da carreira na qual há aspectos ligados ao planejamento das aulas, gestão de classe, condições de trabalho, entre outras particularidades, o que, embora sejam tratados durante a formação inicial, as situações que emergem do cotidiano do trabalho na escola, apresentam situações que exigem a mobilização de diversos saberes do professor. Tal compreensão alavancou o desenvolvimento desta pesquisa, cujo objetivo se pauta em mapear o campo relativo às pesquisas sobre a formação inicial de professores de Física, visando compreender como têm sido abordados os saberes mobilizados pelo professor em sala de aula nas pesquisas como dissertações, teses, e como eles são apresentados no âmbito das diretrizes para a formação inicial dos professores de Física. Para isso delimitamos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar e analisar os trabalhos encontrados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES relacionados aos saberes dos professores de Física na Educação Básica; e 2) Identificar os saberes nas normativas relacionadas à formação inicial de professores de Física. Para desenvolver a pesquisa, foi realizada uma revisão de escopo, que teve o recorte entre os anos 2001 a 2022, na qual, as análises foram feitas tendo como base os pressupostos de Tardif (2012), e a partir disso, emergiram os seguintes eixos: Saberes provenientes da profissão; Saberes provenientes da formação profissional para o magistério e Os saberes nas normativas referentes à formação docente. Com base nos dados analisados, identificamos que os saberes da experiência são essenciais para a formação docente, há indicativos de que os estágios supervisionados compõem possibilidades para que os futuros professores possam entrar em contato com a cultura escolar, bem como com os aspectos inerentes ao trabalho docente. Nessa direção, destacamos a ênfase na articulação entre as instituições de formação de professores e as escolas de educação básica, o que pode proporcionar maior aproximação com a realidade de trabalho do futuro professor, tendo o acompanhamento dos profissionais envolvidos na formação docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/0509394670448306por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0004-7100-4137por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7435-6849por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil