Show simple item record

dc.contributor.authorSanches, Amanda Moro
dc.date.accessioned2024-02-05T19:45:34Z
dc.date.available2024-02-05T19:45:34Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.identifier.citationSANCHES, Amanda Moro. Infância, pandemia e luto: ampliação da rede de apoio afetiva e social de crianças por intermédio de uma intervenção psicossocial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19202.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19202
dc.description.abstractThis study aimed to assess the effects of a psychosocial intervention in expanding the perceived social support network of children who lost one or more loved ones as a result of the contamination by COVID-19. This is a quasi-experimental study, based on the mixed-methods approach and with a cross-sectional design. Eighteen children participated, aged between 8-11 years old (M = 10; SD = 0.82), randomly divided into Experimental Group (GEx) and Control Group (CG). The intervention took place over eight sessions and was conducted in the context of a public school. The Five Fields Map (FFM) was employed for data collection and the data obtained in the pre-test (T1) and post-test (T2) measures were evaluated through descriptive analysis and through the robust t test for truncated mean and dependent samples. The findings showed that the intervention was able to increase the perception of social support received in the Friends field, as well as increase the frequency of people mentioned in Level 1 of the FFM. In addition, the averages showed that the effect size in favor of GEx compared to CG was of moderate magnitude in the dimensions Family (δt = 0.4; p = 0.26), Institution (δt = 0.53; p = 0.07), Friends (δt = 0.41; p = 0.07), Community (δt =0.33; p = 0.45) and Total (δt =0.64; p = 0.11). The limitations of the investigation are discussed, as well as future studies are indicated, especially in relation to psychosocial intervention programs aimed at children who experience losses in disaster contexts.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectLutopor
dc.subjectRede de apoiopor
dc.subjectintervençãopor
dc.titleInfância, pandemia e luto: ampliação da rede de apoio afetiva e social de crianças por intermédio de uma intervenção psicossocialpor
dc.title.alternativeChildhood, pandemic and mourning: expanding the emotional and social support network for children through a psychosocial interventioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pessoa, Alex Sandro Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090por
dc.contributor.advisor-co1Veloso, Milene Maria Xavier
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6105598873866312por
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos de uma intervenção psicossocial na ampliação da rede de apoio afetiva e social de crianças que perderam um ou mais entes queridos em decorrência da contaminação pelo COVID-19. Trata-se de um estudo quase-experimental, fundamentado na abordagem de métodos-misto e com delineamento transversal. Participaram 18 crianças, com idades entre 8 e 11 anos (M = 10; DP = 0,82), subdivididas aleatoriamente em Grupo Experimental (GEx) e Grupo Controle (GC). A intervenção ocorreu durante oito sessões e foi conduzida no contexto escolar. O Mapa de Cinco Campos (MCC) foi a técnica utilizada para coleta de dados e os dados obtidos nas medidas de pré-teste (T1) e pós-teste (T2) foram avaliados por meio de análises descritivas e através do teste t robusto para média truncada e amostras dependentes. Os resultados evidenciaram que a intervenção foi capaz de aumentar a força de proximidade do campo Amigos, bem como aumentar a frequência de pessoas citadas no Nível 1 do MCC. Além disso, as médias mostraram que o tamanho do efeito em favor do GEx em comparação ao GC foi de magnitude moderada nas dimensões Família (δt = 0,4; p = 0,26), Instituição (δt = 0,53; p = 0,07), Amigos (δt = 0,41; p = 0,07), Comunidade (δt =0,33; p = 0,45) e Total (δt =0,64; p = 0,11). As limitações da investigação são apresentadas, bem como indicados estudos futuros, sobretudo em relação a programas de intervenção psicossocial direcionados a crianças que vivenciam perdas em situações de catástrofes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpor
dc.description.sponsorshipId148517/2022-6por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7726503468577560por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9271-8575por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1035-8968por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil