Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro, Jéssica do Amaral
dc.date.accessioned2024-02-07T18:57:08Z
dc.date.available2024-02-07T18:57:08Z
dc.date.issued2023-09-01
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jéssica do Amaral. O processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de histórias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19224
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how listening students of the Libras/Portuguese Translation and Interpretation Course (TILSP) learn Libras as a second language in the classroom context, based on systematized teaching processes. More specifically, the emphasis is on learning aspects related to the use of the body and the signaling space to organize the scenarios and actions in a storytelling in Libras. The use of these resources, employed in a discursive strategy called 'demonstration' (Clark, 1996; SILVA, 2014), are elements that relate to visually perceptible aspects of the stories narrated in these languages. This work is based on other research that has already been discussing the elements that characterize the teaching of Libras in universities and on learning processes (MARTINS, NASCIMENTO, 2015). For our research, we analyzed two of my own productions in Libras, made in the course entitled “Deafness and visuality”, taught by a deaf teacher. The main activity analyzed is a video recorded on the first day of class, retold in the last class of the semester. With this, we analyzed the productions with the objective of identifying factors that show us advances in the teaching-learning process. With these analyses, we describe part of the Libras learning process in interaction and pedagogical mediation within the university.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLibraspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectBrazilian sign languageeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.titleO processo de desenvolvimento e aprendizado da libras por alunos ouvintes em narrações de históriaspor
dc.title.alternativeThe process of development and learning of Libras by hearing students in storytelling settingseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, João Paulo da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111069189059770por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como alunos ouvintes do Curso de Tradução e Interpretação de libras / Português (TILSP) aprendem libras como segunda língua no contexto de sala de aula, a partir de processos sistematizados de ensino. Mais especificamente, a ênfase se volta para a aprendizagem dos aspectos relacionados ao uso do corpo e do espaço de sinalização para organizar os cenários e ações em uma contação de histórias em libras. O uso desses recursos, empregados em uma estratégia discursiva denominada aqui 'demonstração' (Clark, 1996; SILVA, 2014), são elementos que se relacionam com aspectos visualmente perceptíveis das histórias narradas nessas línguas. Este trabalho toma como base outras pesquisas que já vêm discutindo os elementos que caracterizam o ensino de libras nas universidades e sobre os processos de aprendizagem (MARTINS, NASCIMENTO, 2015). Para nossa pesquisa, analisamos duas de minhas próprias produções em libras, feitas na disciplina intitulada “Surdez e visualidade”, ministrada por um professor surdo. A atividade principal é um vídeo gravado no primeiro dia de aula e, posteriormente, a mesma narrativa foi recontada, na última aula do semestre. Com isso analisamos as produções com o objetivo de identificar fatores que nos mostram avanços do processo de ensino aprendizagem. Com essas análises, descrevemos parte do processo de aprendizagem da libras em interação e mediação pedagógica dentro da universidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8944378293430646por
dc.identifier.urlhttp://www.tilsp.ufscar.br/tilsp_tcc_alunos.htmlpor
dc.publisher.courseTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0474-435Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil