Mostrar el registro sencillo del ítem
Seletividade alimentar em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo: revisão de literatura
dc.contributor.author | Valeriani, Heloísa Moraes | |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T18:09:27Z | |
dc.date.available | 2024-02-15T18:09:27Z | |
dc.date.issued | 2024-02-09 | |
dc.identifier.citation | VALERIANI, Heloísa Moraes. Seletividade alimentar em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo: revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19293. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19293 | |
dc.description.abstract | The present study consists of a literature review of national scientific production on the topic of food selectivity and the school environment in people with Autism Spectrum Disorder, and aims to analyze the scientific production of Brazilian articles related to the topic. The searches were carried out on articles from the last 10 years, in the CAPES Periodicals, Google Scholar and Pepsic databases, using the descriptors “ASD” (Autism Spectrum Disorder), “autism”, “food selectivity”, “education”, “eating dysfunction”, “eating sensory dysfunction”. 19 articles were found, of which six met the research inclusion and exclusion criteria, therefore, these were selected for analysis. The results indicated a lack of studies on the subject, mainly relating food selectivity and the school environment, and also indicated that there is a higher prevalence in children with ASD. In the school environment, food selectivity can have a significant impact. Therefore, the inclusion of children with ASD and food selectivity can be a challenge, as it can affect not only the child's physical well-being, but also their participation in school activities and social interactions. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Seletividade alimentar | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Food selectivity | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.title | Seletividade alimentar em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo: revisão de literatura | por |
dc.title.alternative | Food selectivity in people with Autism Spectrum Disorder: literature review | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Elias, Nassim Chamel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Campesan, Patrícia Contreras | |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em uma revisão de literatura da produção científica nacional acerca da temática da seletividade alimentar e o ambiente escolar em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, e tem como objetivo analisar a produção científica de artigos brasileiros relacionados ao tema. As buscas foram realizadas em artigos dos últimos 10 anos, nas bases de dados Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Pepsic, utilizando os descritores “TEA” (Transtorno do Espectro do Autismo), “autismo”, “seletividade alimentar”, “educação”, “disfunção alimentar”, “disfunção sensorial alimentar”. Foram encontrados 19 artigos, nos quais seis atenderam aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, portanto, estes foram selecionados para análise. Os resultados indicaram escassez de estudos sobre a temática, principalmente relacionando a seletividade alimentar e o ambiente escolar, e indicaram também que há uma maior prevalência em crianças com TEA. No ambiente escolar, a seletividade alimentar pode ter um impacto significativo. Sendo assim, a inclusão da criança com TEA e seletividade alimentar pode ser um desafio, visto que ela pode afetar, não apenas o bem estar físico da criança, mas também a sua participação nas atividades escolares e interações sociais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-4197-623X | por |