Show simple item record

dc.contributor.authorMaida, Letícia Bassani
dc.date.accessioned2024-02-15T18:27:33Z
dc.date.available2024-02-15T18:27:33Z
dc.date.issued2024-01-15
dc.identifier.citationMAIDA, Letícia Bassani. Amor, dedicação e resiliência: a narrativa de uma mãe aluna de medicina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19298.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19298
dc.description.abstractThis undergraduate thesis addresses the exciting journey of a mother who decides to pursue her dream of becoming a doctor, facing numerous adversities and challenges along the way. The text describes a chronological sequence of experiences, events, and relevant perceptions related to the student's medical education, spanning the three teaching cycles of the undergraduate medical program at UFSCar, concurrently with motherhood and the responsibility of raising daughters. The text unfolds through a reflective narrative about the medical education process of a student who is also a mother, in chronological order, with a first-person discourse, reflecting personal experiences and sensations throughout the process. It is worth noting that the events narrated in this text are true and verifiable through emails, written evaluations, text messages, and medical certificates. They reflect my experience and how these events affected me physically and emotionally, as well as influencing my social relationships. I could write a text with hypocrisy, full of praise for active methodology and the Medicine course at the Federal University of São Carlos. However, I couldn't, even though the literature is rich in articles that maximize the advantages of active methodology and minimize the disadvantages, reducing them to simple non-adaptation of the student, without considering that the purpose of a course within a University is to extract the best from its students, focusing on the best possible education within the peculiarities of each individual. I have taken ownership of this space as a place of expression, as I felt silenced over these six years. Therefore, it is about my experience, independent of the opinions of fellow students and professors. It is not a text about a happy story or a story of overcoming; it is a text about the struggle of a woman who tirelessly seeks a happy ending but is aware that it is still far away. The world is still a hostile place for those who were born different and insist on thinking differently. It's fortunate that at least thinking continues to be free!eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEstudantepor
dc.subjectMedicinapor
dc.subjectMaternidadepor
dc.titleAmor, dedicação e resiliência: a narrativa de uma mãe aluna de medicinapor
dc.title.alternativeLove, dedication, and resilience: the narrative of a mother studying medicineeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Traslaviña, Guillermo Andrey Ariza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8329010880453672por
dc.contributor.advisor-co1Adler, Ubiratan Cardinalli
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366046180927920por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda a emocionante jornada de uma mãe que decide perseguir seu sonho de se tornar uma médica, enfrentando inúmeras adversidades e desafios ao longo do caminho. O texto descreve uma sequência temporal de vivências, acontecimentos e percepções relevantes relacionadas à formação médica do estudante, percorrendo os três ciclos de ensino do programa pedagógico da graduação em medicina na UFSCar, concomitante com a maternidade e a responsabilidade na criação das filhas. O texto discorre através de uma narrativa reflexiva sobre o processo de formação médica de uma aluna mãe, em ordem cronológica, com discurso em primeira pessoa, refletindo as experiências e sensações pessoais no decorrer do processo. Vale ressaltar que os fatos narrados neste texto, são verídicos e passíveis de verificação, através de e-mails, avaliações escritas, troca de mensagens de texto e atestados médicos. Refletem a minha experiência e como esses fatos me afetaram fisicamente e emocionalmente, além de refletir nas minhas relações sociais. Eu poderia escrever um texto com hipocrisia, cheio de elogios a metodologia ativa e ao curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, porém não consegui, embora a literatura seja rica em artigos que maximizam as vantagens da metodologia ativa e minimizam as desvantagens diminuindo-as a simples não adaptação do aluno, sem levar em conta que o objeto da existência de um curso dentro de uma Universidade é extrair o melhor de seus alunos focando a melhor formação possível, dentro das particularidades de cada indivíduo. Apropriei-me deste espaço como um lugar de fala, uma vez que me senti silenciada ao longo desses seis anos, portanto é sobre a minha experiência, e isento das opiniões de colegas discentes e professores. Não é um texto sobre uma história feliz ou sobre uma história de superação, é um texto sobre a luta de uma mulher que busca incansavelmente um final feliz, mas ciente que ele ainda está bem longe. O mundo ainda é um lugar hostil para aqueles que nasceram diferentes e insistem em pensar diferente. Que bom, que o pensar ao menos continua livre!por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1857313003165148por
dc.publisher.courseMedicina - Medpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-6852-0828por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0839-9864por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3236-8347por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil