Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSudo, Desiree Iasmin Cristiana Pereira
dc.date.accessioned2024-02-15T20:21:11Z
dc.date.available2024-02-15T20:21:11Z
dc.date.issued2024-01-25
dc.identifier.citationSUDO, Desiree Iasmin Cristiana Pereira. Reflexões sobre a opressão do corpo da criança pequena na Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19308.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19308
dc.description.abstractThis Undergraduate thesis discusses addresses the corporal disciplining of young children in the context of Early Childhood Education, with special emphasis on daycare center. The research, which was carried out through a bibliographical review and field study, examines the topic based on the author's personal and professional experience, which found that very young children are often restricted in their freedom of movement at school, whether through norms and punishments, whether through the organization of spaces and times. The study highlights the fundamental importance of playing for the physical, motor, cognitive and emotional development of children, as it allows them to explore themselves, environments, materialities, relationships and, thus, build knowledge, identity and exercise autonomy. Research has found that corporal disciplining can have adverse consequences for child development, including behavioral problems, learning difficulties, low self-esteem and physical and mental health complications. The urgent need for a review in the organization and provision of Early Childhood Education for very young children is emphasized, recognizing the need for children to move. It is proposed to create a welcoming school environment for children, which allows children to express themselves freely, including through body movement.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectCriançapor
dc.subjectChildeng
dc.subjectCorpopor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectDisciplineeng
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectMovementeng
dc.titleReflexões sobre a opressão do corpo da criança pequena na Educação Infantilpor
dc.title.alternativeReflections on the oppression of the young child's body in Early Childhood Educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso discute o disciplinamento corporal destinado às crianças pequenas no contexto da Educação Infantil, com destaque especial para a creche. A pesquisa, que foi realizada por meio de revisão bibliográfica e estudo de campo, examina a temática a partir da experiência pessoal e profissional da autora, que constatou que crianças muito pequenas são frequentemente restringidas em sua liberdade de movimento na escola, seja por meio de normas e punições, seja pela organização dos espaços e dos tempos. O estudo ressalta a importância fundamental do brincar para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e emocional das crianças, pois permite que elas explorem a si mesmas, os ambientes, as materialidades, as relações e, assim, construam conhecimento, identidade e exercitem autonomia. A pesquisa verificou que o disciplinamento corporal pode ter consequências adversas para o desenvolvimento infantil, incluindo problemas comportamentais, dificuldades de aprendizagem, baixa autoestima e complicações de saúde física e mental. Enfatiza-se a necessidade premente de uma revisão na organização e oferta da Educação Infantil para crianças muito pequenas, reconhecendo a necessidade de movimento das crianças. Propõe-se a criação de um ambiente escolar acolhedor das infâncias, que permita às crianças se expressarem livremente, inclusive por meio do movimento corporal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5625152416754331por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0009-1381-6790por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6978-864Xpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil