Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBaptista, Marina Criscia Santos
dc.date.accessioned2024-02-15T21:06:24Z
dc.date.available2024-02-15T21:06:24Z
dc.date.issued2024-01-23
dc.identifier.citationBAPTISTA, Marina Criscia Santos. O jogo como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19310.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19310
dc.description.abstractThis work aims to map the use of games in the mathematics teaching-learning process based on a survey of academic works produced on the subject. In order to develop such a proposal, a bibliographical research was carried out consulting the dissertations and theses available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) that dealt with this topic, as well as consulting the publications of the IV and V Meeting of Mathematics Education in the Initial years (EEMAI) carried out in 2016 and 2018 respectively. In total, 23 works were selected and, after recording and previous reading, they were cataloged and analyzed according to six thematic axes: pedagogical practices with games in the classroom, games and children's literature in Mathematics, digital games as a pedagogical resource, experience reports on practices with games in teaching Mathematics, the game as a facilitator of learning mathematical content and the importance of existing design in mathematical games. To compose the work, publications by authors such as Vygotsky (2007), Kishimoto (2003) and Grando (2004) were consulted, who pointed out how games and toys are fundamental to the process of knowledge construction. In addition to these publications, the legal frameworks that discuss the development of educational curricula and the learning of mathematics in the initial years were also analyzed. Therefore, the National Common Curricular Base (2018), the National Curricular Parameters (1997), the Paulista Curriculum (2019), the Sorocaba Curricular Matrix (2012) and the Math Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age (2014) also became objects of this study. At the end of the research, it is concluded that for good practice with games in Mathematics classes, teacher preparation is necessary, whether in initial and/or continued training, in order to ensure that teaching mediation provides moments of learning.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectAnos Inicias do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectGameeng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.titleO jogo como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeThe game as a facilitator of the mathematics teaching-learning process in the early years of elementary schooleng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo mapear o uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem de matemática a partir de um levantamento de trabalhos acadêmicos. De modo a desenvolver tal proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica consultando as dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que tratavam sobre essa temática, bem como foram consultadas as publicações dos anais do IV e V Encontro de Educação Matemática nos anos Iniciais (EEMAI) realizados no ano de 2016 e 2018, respectivamente. Ao todo foram selecionados 23 trabalhos que, após fichamento e leitura prévia, foram catalogados e analisados de acordo com seis eixos temáticos: práticas pedagógicas com jogos na sala de aula, o jogo e a literatura infantil na Matemática, o jogo digital como recurso pedagógico, relatos de experiência sobre práticas com jogos no ensino de Matemática, o jogo como facilitador da aprendizagem de conteúdos matemáticos e a importância do design existente em jogos matemáticos. Para compor o trabalho, foram consultadas as publicações de autores como Vygotsky (2007), Kishimoto (2003) e Grando (2004) que apontaram como o jogo e o brinquedo são fundamentais para o processo de construção dos saberes. Para além dessas publicações, também foram analisados os marcos legais que discutem a elaboração dos currículos educacionais e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais, portanto, tornaram-se objeto desse estudo a Base Nacional Comum Curricular (2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o Currículo Paulista (2019), a Matriz Curricular de Sorocaba (2012) e os Cadernos de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2014). Ao final da pesquisa, conclui-se que para uma boa prática com jogos nas aulas de Matemática é necessário um preparo do professor seja na formação inicial e/ou continuada de forma a garantir que a mediação docente propicie momentos de aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/7869287904961253por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil