Show simple item record

dc.contributor.authorMarangon, Ana Carolina Boaretto
dc.date.accessioned2024-02-15T23:41:28Z
dc.date.available2024-02-15T23:41:28Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.identifier.citationMARANGON, Ana Carolina Boaretto. Espaço de formação de Coordenadores Pedagógicos: Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19312.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19312
dc.description.abstractThe main objective of the present research is to identify and understand the potential of the Pedagogical Center of the Regional Education Board as a space for training Pedagogical Coordinators. To this end, it was necessary to undertake a historical journey, from its creation in 1987, to the present day, in order to contextualize to the reader the work developed by this “pedagogical space” of São Paulo State Department of Education, along these years. A Qualitative Research in Education was also carried out with the Coordinating Teachers of the Pedagogical Center (CTPC), currently called Curriculum Specialist Teacher (CET), on the work developed by the Pedagogical Center with regard to the Training of Pedagogical Coordinators, highlighting the Technical Guidelines, Monitoring Training, Collective Pedagogical Work Class Training and Classroom Observation work. Throughout the chapters, we seek to bring theoretical references on the Training of Pedagogical Coordinators, especially the construction of professional identity, the processes of reflection and collaboration, as well as references on Classroom Observation, such as Vera Placco, Laurinda Ramalho and Vera Trevisan (2011, 2012, 2014), Maria Amélia Franco (2008), Lino de Macedo (2002), Dóris Bolzán (2002) and Pedro Reis (2011), as well as documents from the Department of Education itself. The methodology is anchored in theoretical references such as Marli André and Bernardete Gatti (2008), Ludke Menga (1986) and Adriana Ferro Moura (2014), to support the research and dialogue with the data constructed through a questionnaire and conversation circle. In the analysis of the data obtained, categories were created a priori, in the case of the questionnaire, and a posteriori in relation to the conversation circle. The research results indicate the development of a training work by the Pedagogical Center together with the Pedagogical Coordinators, through the Technical Guidelines and mainly in the Training Monitoring carried out by the CTPC and teaching supervisor in the schools, the latter being much more significant and punctual regarding the continued training of the Pedagogical Coordinator. Thus, the results indicate that the Pedagogical Center is a very relevant space for continued training of the Pedagogical Coordinator. Keywords: Pedagogical Coordinator; Pedagogical Center; Training Process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoordenador Pedagógicopor
dc.subjectNúcleo Pedagógicopor
dc.subjectProcesso Formativopor
dc.subjectPedagogical Coordinatoreng
dc.subjectPedagogical Centereng
dc.subjectTraining Processeng
dc.titleEspaço de formação de Coordenadores Pedagógicos: Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulopor
dc.title.alternativeSpace for training Pedagogical Coordinators: Pedagogical Center of the Regional Education Board of the State of São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama, Renata Prenstteter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153572041829838por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como principal objetivo identificar e compreender a potencialidade do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino enquanto espaço de formação de Coordenadores Pedagógicos. Para tanto, foi necessário realizar um percurso histórico, desde a criação, no ano de 1987, até os dias atuais, de modo a contextualizar para o leitor o trabalho desenvolvido por esse “espaço pedagógico” da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ao longo destes anos. Também foi realizada uma Pesquisa Qualitativa em Educação com os Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP), atualmente chamados de Professor Especialista em Currículo (PEC), sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico (NPE) no que se refere à Formação dos Coordenadores Pedagógicos, destacando as Orientações Técnicas, os Acompanhamentos Formativos, as Formações em Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e o trabalho de Observação de Sala de Aula. Ao longo dos capítulos, buscamos trazer referenciais teóricos sobre Formação de Coordenadores Pedagógicos, em especial a construção da identidade profissional, os processos de reflexão e colaboração, além de referenciais sobre Observação de Sala de Aula, tais como Vera Placco, Laurinda Ramalho e Vera Trevisan (2011, 2012, 2014), Maria Amélia Franco (2008), Lino de Macedo (2002), Dóris Bolzán (2002) e Pedro Reis (2011), bem como os documentos da própria Secretaria da Educação. A metodologia está ancorada em referenciais teóricos, como Marli André e Bernardete Gatti (2008), Ludke Menga (1986) e Adriana Ferro Moura (2014), de modo a embasar a pesquisa e dialogar com os dados construídos por meio de questionário e roda de conversa. Na análise dos dados obtidos, foram criadas categorias definidas a priori, no caso do questionário, e a posteriori em relação à roda de conversa. Os resultados da pesquisa indicam a realização de um trabalho formativo do Núcleo Pedagógico junto aos Coordenadores Pedagógicos através das Orientações Técnicas e, principalmente, nos Acompanhamentos Formativos realizados pelo PCNP e pelo Supervisor de Ensino nas Unidades Escolares, sendo este último muito mais significativo e pontual no que se refere à formação continuada do Coordenador Pedagógico. Dessa maneira, os resultados indicam que o NPE é um espaço de muita relevância para a formação continuada do Coordenador Pedagógico. Palavras-chave: Coordenador Pedagógico; Núcleo Pedagógico; Processo Formativo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9468807184848106por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6338-4345por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil