Show simple item record

dc.contributor.authorCândido, Gabriel Barbosa
dc.date.accessioned2024-02-16T18:02:56Z
dc.date.available2024-02-16T18:02:56Z
dc.date.issued2024-02-09
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Gabriel Barbosa. Análise de sentimentos no domínio do e-commerce utilizando modelos de linguagem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19351.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19351
dc.description.abstractNatural Language Processing (NLP) is a subfield of computer science, specifically within Artificial Intelligence, aimed at providing computers with the ability to comprehend words, both in text and speech, similar to how humans do. One domain where NLP has been extensively applied is e-commerce. When consumers make purchases, they often share opinions about products, enabling companies to identify areas for improvement through the emotional content of these reviews. Within the scope of NLP, the task of Sentiment Analysis aims to address this issue by classifying the emotional content behind these opinions. In this context, the primary objective of this work is to compare different approaches of neural networks based on transformer architectures. Notably, the BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) model stands out with a remarkable evolution in transformer architecture. BERT, along with its variants, has demonstrated prominence as a class of models that surpass sequential information processing. Among the variants of BERT, BERTimbau, specifically trained for Brazilian Portuguese, stands out as a benchmark model in tasks such as semantic similarity, textual inference, and named entity recognition. This study conducts fine-tuning of the BERT, RoBERTa, and BERTimbau models for sentiment classification, utilizing the B2W-Reviews corpus. The goal is to establish a benchmark in the context of Sentiment Analysis for the Portuguese language.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectE-commerceeng
dc.subjectAnálise de sentimentospor
dc.subjectTransformadorespor
dc.subjectSentiment analysiseng
dc.subjectTransformerseng
dc.titleAnálise de sentimentos no domínio do e-commerce utilizando modelos de linguagempor
dc.title.alternativeSentiment analysis in the e-commerce domain using language modelspor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Caseli, Helena de Medeiros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6608582057810385por
dc.description.resumoO processamento de linguagem natural (PLN) é um ramo da ciência da computação, mais especificamente da Inteligência Artificial, cujo o objetivo é dar aos computadores a capacidade de compreender palavras, tanto em formato de texto como de voz, da mesma forma que nós, seres humanos, as conseguimos compreender. Um dos domínios onde o PLN vem sendo amplamente utilizado é o do e-commerce (comércio eletrônico). Quando os consumidores fazem uma compra, eles geralmente deixam as suas opiniões a respeito de um determinado produto e, através do conteúdo emocional dessas opiniões, as empresas conseguem identificar as áreas que necessitam de melhoria. Dentro do escopo de PLN, a tarefa de Análise de Sentimentos visa resolver esse tipo de problema através da classificação do conteúdo emocional por detrás dessas opiniões. Nesse contexto, este trabalho tem como principal objetivo comparar diferentes abordagens de redes neurais baseadas em arquitetura de transformers. Dentre esses modelos, destaca-se o BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) com uma notável evolução na arquitetura de transformadores. O BERT, juntamente com suas variantes, tem demonstrado proeminência como uma classe de modelos que superam o processamento sequencial de informações. Dentre as variantes do BERT, o BERTimbau, treinado especificamente para o Português brasileiro, destaca-se como um modelo de referência em tarefas como similaridade semântica, inferência textual e reconhecimento de entidades nomeadas. Este trabalho realiza o fine-tuning dos modelos BERT, RoBERTa e BERTimbau na tarefa de classificação de sentimentos, utilizando o corpus B2W-Reviews. O objetivo é estabelecer um benchmark dos modelos no contexto da Análise de Sentimentos para o idioma português.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0909408723598552por
dc.publisher.courseEngenharia Elétrica - EEpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3996-8599por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil