dc.contributor.author | Thomazini, Eduardo | |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T18:46:22Z | |
dc.date.available | 2024-02-16T18:46:22Z | |
dc.date.issued | 2024-02-02 | |
dc.identifier.citation | THOMAZINI, Eduardo. Acessibilidade em trabalhos acadêmicos para surdos sinalizantes: E-book acessível. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19355. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19355 | |
dc.description.abstract | Deafness is a disability marked by the total or partial absence of
hearing. Deaf people face challenges mainly related to people's attitudes and lack of adaptations. These people mostly use the Brazilian Sign Language (LIBRAS) as a legal means of communication and expression. The presence of this language contributes to reducing the difficulties faced. LIBRAS is a means of communication that uses signs to exchange information and is the language mostly used by the deaf community. Therefore, the present work aims to: Create an accessible e-book for deaf people, based on a summary of scientific works. In pursuit of this objective, QR Codes were used to store YouTube video links containing summaries of previously selected academic works, with interpretation in LIBRAS. The QR Codes used are more modern barcodes, capable of storing more information than their predecessors, offering a wide range of usage possibilities. To develop the e-book, support from the NEPEDE-EES study group was necessary, due to the large number of scientific work results, as well as the partnership with the extension project (ProEx-UFSCar) which was funded by a LIBRAS interpreter to produce accessible videos. Using qualitative research and the UFSCar Academic Works Repository website, inclusion and exclusion criteria were established for the selection of works to be interpreted. This analysis revealed that only a small fraction of researchers at the University have carried out research related to Special Education, an essential topic for the development of new technologies, in addition to being fundamental to providing the inclusion and autonomy of people with disabilities. Because of this, there still needs to be greater publicity and encouragement for this type of research. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Tecnologia assitiva | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Libras | por |
dc.title | Acessibilidade em trabalhos acadêmicos para surdos sinalizantes: E-book acessível | por |
dc.title.alternative | Accessibility in academic work for deaf signers: Accessible e-book | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Orlando, Rosimeire Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bengtson, Clarissa | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7642935660070010 | por |
dc.description.resumo | A surdez é uma deficiência marcada pela ausência total ou parcial da
audição. Pessoas surdas enfrentam desafios principalmente relacionados às
atitudes das pessoas e à falta de adaptações. Essas pessoas utilizam
majoritariamente a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de
comunicação e expressão. A presença dessa língua contribui para a redução das
dificuldades enfrentadas. A LIBRAS é um meio de comunicação que utiliza sinais
para realizar trocas de informações e é a língua majoritariamente utilizada pela
comunidade surda. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo: Elaborar a
partir de resumo de trabalhos científicos um e-book acessível para pessoas surdas.
Na busca por esse objetivo, utilizou-se QR Codes para armazenar links de vídeos
do YouTube contendo resumos de trabalhos acadêmicos previamente selecionados,
com interpretação em LIBRAS. Os QR Codes utilizados são códigos de barras mais
modernos, capazes de armazenar mais informações do que seus antecessores,
oferecendo uma ampla gama de possibilidades de uso. Para o desenvolvimento do
e-book, foi necessário o apoio do grupo de estudos NEPEDE-EES, devido ao
grande número de resultados de trabalhos científicos, bem como a parceria com o
projeto de extensão (ProEx-UFSCar) que contou com o financiamento de um
intérprete de LIBRAS para produzir os vídeos acessíveis. Utilizando uma pesquisa
qualitativa e o site do Repositório de Trabalhos Acadêmicos da UFSCar, foram
estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos trabalhos a serem
interpretados. Essa análise revelou que apenas uma pequena fração de
pesquisadores da Universidade tem realizado pesquisas relacionados à Educação
Especial, um tema imprescindível para o desenvolvimento de novas tecnologias,
além de ser fundamental para proporcionar a inclusão e autonomia das pessoas
com deficiência. Por conta disso, ainda é preciso haver maior divulgação e incentivo
a esse tipo de pesquisa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2826480627292462 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0004-1568-7236 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0990-6146 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3787-3281 | por |