Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorThomazini, Eduardo
dc.date.accessioned2024-02-16T18:46:22Z
dc.date.available2024-02-16T18:46:22Z
dc.date.issued2024-02-02
dc.identifier.citationTHOMAZINI, Eduardo. Acessibilidade em trabalhos acadêmicos para surdos sinalizantes: E-book acessível. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19355.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19355
dc.description.abstractDeafness is a disability marked by the total or partial absence of hearing. Deaf people face challenges mainly related to people's attitudes and lack of adaptations. These people mostly use the Brazilian Sign Language (LIBRAS) as a legal means of communication and expression. The presence of this language contributes to reducing the difficulties faced. LIBRAS is a means of communication that uses signs to exchange information and is the language mostly used by the deaf community. Therefore, the present work aims to: Create an accessible e-book for deaf people, based on a summary of scientific works. In pursuit of this objective, QR Codes were used to store YouTube video links containing summaries of previously selected academic works, with interpretation in LIBRAS. The QR Codes used are more modern barcodes, capable of storing more information than their predecessors, offering a wide range of usage possibilities. To develop the e-book, support from the NEPEDE-EES study group was necessary, due to the large number of scientific work results, as well as the partnership with the extension project (ProEx-UFSCar) which was funded by a LIBRAS interpreter to produce accessible videos. Using qualitative research and the UFSCar Academic Works Repository website, inclusion and exclusion criteria were established for the selection of works to be interpreted. This analysis revealed that only a small fraction of researchers at the University have carried out research related to Special Education, an essential topic for the development of new technologies, in addition to being fundamental to providing the inclusion and autonomy of people with disabilities. Because of this, there still needs to be greater publicity and encouragement for this type of research.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectTecnologia assitivapor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectLibraspor
dc.titleAcessibilidade em trabalhos acadêmicos para surdos sinalizantes: E-book acessívelpor
dc.title.alternativeAccessibility in academic work for deaf signers: Accessible e-bookeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459por
dc.contributor.advisor-co1Bengtson, Clarissa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7642935660070010por
dc.description.resumoA surdez é uma deficiência marcada pela ausência total ou parcial da audição. Pessoas surdas enfrentam desafios principalmente relacionados às atitudes das pessoas e à falta de adaptações. Essas pessoas utilizam majoritariamente a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão. A presença dessa língua contribui para a redução das dificuldades enfrentadas. A LIBRAS é um meio de comunicação que utiliza sinais para realizar trocas de informações e é a língua majoritariamente utilizada pela comunidade surda. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo: Elaborar a partir de resumo de trabalhos científicos um e-book acessível para pessoas surdas. Na busca por esse objetivo, utilizou-se QR Codes para armazenar links de vídeos do YouTube contendo resumos de trabalhos acadêmicos previamente selecionados, com interpretação em LIBRAS. Os QR Codes utilizados são códigos de barras mais modernos, capazes de armazenar mais informações do que seus antecessores, oferecendo uma ampla gama de possibilidades de uso. Para o desenvolvimento do e-book, foi necessário o apoio do grupo de estudos NEPEDE-EES, devido ao grande número de resultados de trabalhos científicos, bem como a parceria com o projeto de extensão (ProEx-UFSCar) que contou com o financiamento de um intérprete de LIBRAS para produzir os vídeos acessíveis. Utilizando uma pesquisa qualitativa e o site do Repositório de Trabalhos Acadêmicos da UFSCar, foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos trabalhos a serem interpretados. Essa análise revelou que apenas uma pequena fração de pesquisadores da Universidade tem realizado pesquisas relacionados à Educação Especial, um tema imprescindível para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de ser fundamental para proporcionar a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência. Por conta disso, ainda é preciso haver maior divulgação e incentivo a esse tipo de pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2826480627292462por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0004-1568-7236por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0990-6146por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3787-3281por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil