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dc.contributor.authorBorrasca, Bruno Nobre Franco
dc.date.accessioned2024-02-19T13:56:34Z
dc.date.available2024-02-19T13:56:34Z
dc.date.issued2024-02-09
dc.identifier.citationBORRASCA, Bruno Nobre Franco. Projeto conceitual e análise de fluxo de um abafador valvulado. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19381.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19381
dc.description.abstractIn the automotive world, the noise emitted by the exhaust of combustion vehicles is of great importance in its design. It can be focused on performance, achieving more decibels and a freer flow, thereby improving the vehicle’s efficiency in sports cars. On the other hand, for everyday and family use, a muffled sound with fewer decibels is more desirable for the project. Considering this, the automotive industry, especially in high-performance vehicles, introduced the valved muffler, which is the topic of this work. The main benefit of this type of muffler is the alteration of the acoustic characteristics of the exhaust system with just the push of a button, completely changing the user’s experience with the vehicle. It makes a sports car more usable in daily life with the valves closed, reducing the emitted sound, or enhancing the sound by opening the valves, either for a specific event or for the auditory experience. The objective of this work is to carry out the conceptual design of a valved muffler with dimensions similar to conventional mufflers available in the market without this device. For this purpose, Siemens NX CAD software was used for the 3D design of the muffler, followed by the study of gas flows inside it. The results indicate that the use of an internal valve to alter the path of the exhaust gases can increase restriction when the valve is closed, reducing the vehicle’s sound. Conversely, when open, it allows for a free flow of gases, improving the vehicle’s performance and increasing the sound emitted by the exhaust system.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbafador valvuladopor
dc.subjectProjeto conceitualpor
dc.subjectExhaust systemeng
dc.subjectConceptual designeng
dc.titleProjeto conceitual e análise de fluxo de um abafador valvuladopor
dc.title.alternativeConceptual design and flow analysis of a valved mufflereng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Malavolta, Alexandre Tácito
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8477313173581967por
dc.description.resumoNo mundo automotivo o ruído que é emitido pelo escapamento dos veículos a combustão tem grande importância no seu projeto, podendo ser voltado a performance com alcance de mais decibéis e um fluxo mais livre, melhorando o rendimento do veículo em carros esportivos, ou em automóveis voltados ao uso do cotidiano e familiar, um ronco mais abafado, com menos decibéis é o mais desejado para o projeto. Pensando nisso o ramo automobilístico, principalmente de alta performance, criou o abafador valvulado, o qual será o tema desse trabalho. Este tem como principal benefício a alteração das características acústicas do sistema de exaustão em apenas um aperto de botão, alterando completamente a experiência do usuário com o automóvel, tornando um esportivo mais usável no cotidiano com as válvulas fechadas com a diminuição do som emitido pelo mesmo, ou o aumento do som, abrindo as válvulas, seja em algum evento específico ou apenas pela experiência sonora. O objetivo desse trabalho será a realização do projeto conceitual de um abafador valvulado com dimensões próximas aos abafadores convencionais oferecidos no mercado sem esse dispositivo. Para isso foi utilizado de software CAD NX Siemens para o desenho do abafador em 3D e posteriormente a realização do estudo dos fluxos de gases em seu interior. Os resultados obtidos indicam que o uso de uma válvula interna para a alteração do caminho a ser percorrido pelos gases de exaustão pode aumentar a restrição quando a válvula se encontra fechada, diminuindo o som do veículo, ou, quando aberta, torna o fluxo livre dos gases, melhorando a performance do automóvel e aumentando o som emitido pelo sistema de escape.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


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