Show simple item record

dc.contributor.authordo Nascimento, Laura Lima
dc.date.accessioned2024-02-19T14:14:31Z
dc.date.available2024-02-19T14:14:31Z
dc.date.issued2024-02-02
dc.identifier.citationDO NASCIMENTO, Laura Lima. Percepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19386
dc.description.abstractThe early childhood education stage plays a fundamental role in global development in early childhood and the interpersonal relationships established within the school environment in the first years of schooling, especially with regard to the teacher's role, affect the student's performance. This study aimed to identify, through dialogues with regular classroom teachers and special educators, the perceptions regarding the coexistence of children with ASD in the regular classroom and the interpersonal relationships that occur in the school environment. A qualitative approach was used, using a semi-structured interview guide. Four common room teachers and two special educators participated in the research. The results obtained allow us to infer that educators independently search for information about ASD, according to their demands within the school environment; Furthermore, teachers' perception of the presence of children with ASD in early childhood education has been changing in a positive and significant way, mainly due to greater access to information and contact with special educators within schools.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutism spectrul disordereng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titlePercepção de educadoras sobre crianças com autismo na educação infantilpor
dc.title.alternativeEducators’ perception of children with autism in early childhood educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoA etapa da educação infantil configura papel fundamental no desenvolvimento global na primeira infância e as relações interpessoais estabelecidas dentro do ambiente escolar nos primeiros anos de escolarização, principalmente no que diz respeito ao protagonismo do professor, afetam o desempenho do educando. Este estudo teve por objetivo identificar, por meio de diálogos com professoras de sala regular e educadoras especiais, as percepções a respeito da convivência de crianças com TEA em sala de aula comum e as relações interpessoais que ocorrem no ambiente escolar. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Participaram da pesquisa quatro professoras de sala comum e duas educadoras especiais. Os resultados obtidos permitem inferir que as educadoras buscam de forma independente por informações a respeito do TEA, de acordo com suas demandas dentro do ambiente escolar; além disso, a percepção das professoras sobre a presença de crianças com TEA na educação infantil vem se alterando de forma positiva e significativa, decorrente, principalmente, do maior acesso às informações e contato com educadores especiais dentro das escolas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4197-623Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil