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dc.contributor.authorLima, Marcelo Afonso Keller Ferreira
dc.date.accessioned2024-02-20T12:23:56Z
dc.date.available2024-02-20T12:23:56Z
dc.date.issued2024-02-06
dc.identifier.citationLIMA, Marcelo Afonso Keller Ferreira. Investigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19416
dc.description.abstractStudies in the field of a second-language acquisition have shown the efficiency of tact instruction procedures in producing emergent verbal responses. The aim of the study was to investigate the effects of tact instruction on the acquisition and maintenance of a small vocabulary in a foreign language (english) for different sets of stimuli taught successively, evaluating the emergence of responses not taught directly (bidirectional intraverbal responses) and the effects of successive instruction of different sets of stimuli on the learning curve. Three Brazilian children with typical development participated. The participants were taught to tact in English (foreign language) and intraverbal responses were tested in both native-to-foreign (NF) and foreign-to-native (FN) directions before and after the teaching conditions. A multiple probe design between stimulus sets was adopted. Maintenance data was collected 15 days after the end of the study. The results showed emergence of bidirectional intraverbal responses for all participants after teaching condition and acceleration in the learning curve for two of the three participants, indicating the occurrence of learning-set effects. The results replicate and expand on the findings presented in the literature in this field. The implications of this study for future research on the second-language acquisition in addition to the emergence of responses not directly taught are discussed.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações emergentespor
dc.subjectTatopor
dc.subjectIntraverbalpor
dc.subjectSegunda línguapor
dc.subjectLearning-seteng
dc.titleInvestigando os efeitos do ensino de tato na aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeirapor
dc.title.alternativeInvestigating the effects of tact instruction on the acquisition and maintenance of small foreign language vocabularyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1de Souza, Deisy das Graças
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.contributor.advisor-co1Cortez, Mariéle Diniz
dc.description.resumoEstudos na área de aquisição de uma segunda língua, sob uma perspectiva comportamental, têm mostrado a eficiência de procedimentos de ensino de tato em produzir respostas verbais emergentes. O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do ensino de tato para diferentes conjuntos de estímulos ensinados sucessivamente sobre a aquisição e manutenção de um pequeno vocabulário em língua estrangeira (inglês), avaliando a emergência de respostas não ensinadas diretamente (respostas intraverbais bidirecionais) e os efeitos do ensino sucessivo de diferentes conjuntos de estímulos sobre a curva de aprendizagem desses conjuntos. Participaram do estudo três crianças com desenvolvimento típico e que tinham o português como língua nativa. Os participantes foram expostos ao ensino de tato em inglês (língua estrangeira) e a sondas de respostas intraverbais bidirecionais na direção língua nativa - língua estrangeira (LN-LE) e língua estrangeira - língua nativa (LE-LN) antes e após as condições de ensino. Foi empregado um delineamento de sondas múltiplas entre conjuntos de estímulos. Dados de manutenção foram coletados após 15 dias o término do estudo. Os resultados obtidos mostraram emergência de respostas intraverbais bidirecionais para todos os participantes após a condição de ensino e foi observada aceleração na curva de aprendizagem para dois dos três participantes, sugerindo a ocorrência de efeitos de learning-set. Os dados replicam e avançam os achados apresentados pela literatura da área. São discutidos os principais desdobramentos do estudo para futuras pesquisas em relação aos dados de aquisição de repertório para além dos dados de emergência de respostas não ensinadas diretamentepor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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