Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Ana Beatriz Dobelin de
dc.date.accessioned2024-02-23T14:14:50Z
dc.date.available2024-02-23T14:14:50Z
dc.date.issued2024-02-06
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Beatriz Dobelin de. O consumo de conteúdo nas redes sociais e seus impactos na subjetividade de crianças. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19447.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19447
dc.description.abstractThe advent of Information and Communication Technologies (ICTs) has had an impact on childhood relationships and the psychosocial development of children. Access to social networks and the consumption of content on streaming platforms, posted by YouTubers/influencers, have been offered as entertainment opportunities for children during their second childhood. It is important to investigate the role of ICTs in disseminating models, values and standards of conduct to children. The aim of this study was to understand how content published on social networks and streaming platforms by child influencers contributes to the formation of subjectivity in childhood. A qualitative, exploratory, cross-sectional study was carried out with the participation of four children aged between 8 and 12 who consume digital content produced by other children: the so-called YouTubers/Youth Influencers. In addition, one of their guardians (father, mother or grandparents) was also interviewed (three adults). The research protocol was approved by the Human Research Ethics Committee (CEP) at UFSCar (CAAE No. 69404523.6.0000.5504). The data collected was analyzed using the Inductive Thematic Analysis technique and divided into the following categories: (a) Characterization of the participating children, (b) Characterization of the use of networks, (c) Main contents, (d) Comparison and reproduction of behaviors.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.titleO consumo de conteúdo nas redes sociais e seus impactos na subjetividade de criançaspor
dc.title.alternativeContent consumption on social networks and its impact on children's subjectivityeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Risk, Eduardo Name
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006559297031800por
dc.description.resumoO advento das Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) têm impactado as relações de sociabilidade na infância e o desenvolvimento psicossocial de crianças. O acesso às redes sociais e o consumo de conteúdos em plataformas de streaming, postados por youtubers/influencers mirins, têm sido ofertados como oportunidade de entretenimento para crianças durante a segunda infância. É importante investigar o papel das TICs na difusão de modelos, valores e padrões de conduta às crianças. O presente estudo teve por objetivo compreender como conteúdos publicados nas redes sociais e nas plataformas de streaming por influencers mirins contribuem para a formação da subjetividade na infância. Foi realizado estudo qualitativo, exploratório e transversal do qual participaram quatro crianças com idade entre 8 e 12 anos que consomem conteúdo digital produzido por outras crianças: os chamados youtubers/influencers mirins. Além disso, um de seus responsáveis (pai, mãe ou avós) também foi entrevistado (três adultos). O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da UFSCar (CAAE No. 69404523.6.0000.5504). Os dados coletados foram analisados segundo a técnica de Análise Temática Indutiva e divididos nas seguintes categorias: (a) Caracterização das crianças participantes, (b) Caracterização do uso das redes, (c) Principais conteúdos, (d) Comparação e reprodução de comportamentos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7664678516452098por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0008-9507-0314por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7290-2597por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil