Show simple item record

dc.contributor.authorXavier, Jaqueline Antonia
dc.date.accessioned2024-02-23T14:32:17Z
dc.date.available2024-02-23T14:32:17Z
dc.date.issued2023-02-06
dc.identifier.citationXAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451
dc.description.abstractThe medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEspiral construtivistapor
dc.subjectConstructivist spiraleng
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectProblem-based learningeng
dc.subjectRelato de experiênciapor
dc.subjectExperience reporteng
dc.titleA espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicinapor
dc.title.alternativeThe constructivist spiral: critical-reflective narrative about the medical undergraduate patheng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Estevao, Isabeth da Fonseca
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2932607007844855por
dc.description.resumoO curso de medicina na Universidade Federal de São Carlos é construído com base em metodologias ativas de aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), representada pela Espiral Construtivista (EC).4 Essa metodologia permite que o estudante seja o protagonista de seu aprendizado e participe ativamente da construção de conhecimento em grupo. A EC é composta por fases: identificando o problema, formulando explicações, elaborando questões, buscando novas informações, construindo novos significados, avaliando o processo.1 O movimento em espiral representa não apenas a ciclicidade do conhecimento, mas também a capacidade de enfrentar dificuldades cada vez mais complexas. O propósito desse trabalho é realizar uma narrativa crítico-reflexiva demonstrando a aplicação da espiral construtivista na trajetória da graduação em medicina, por meio de relato de experiências durante o curso, visando demonstrar a riqueza desse processo de ensino-aprendizagem, não apenas em competências técnicas, mas principalmente em aspectos comportamentais e atitudinais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7155903185834461por
dc.publisher.courseMedicina - Medpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil