dc.contributor.author | Silva, Fernando Xavier | |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T13:14:01Z | |
dc.date.available | 2024-02-27T13:14:01Z | |
dc.date.issued | 2023-12-08 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernando Xavier. Pesquisa-ação: estudo bibliométrico de artigos científicos indexados na base de dados Educ@. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19508. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19508 | |
dc.description.abstract | This is a bibliometric study on action research. Action research is a research method with various definitions and investigation procedures. It is a type of collaborative and emancipatory scientific research that involves social action carried out by the stakeholders themselves. Given the specific nature of action research, a review of articles on this method proved to be an important scientific contribution. The key contribution of bibliometric research is the verification of impact, as this type of research aims to gauge, measure, analyze, for example, the number of publications, citations, the degree of circulation in scientific and strictly political environments. The general objectives were: To analyze the characteristics of academic production in articles with the theme of action research hosted on the Educ@ platform; To analyze the citations of the articles by means of a bibliometric study. The specific objectives were: a) To carry out a historical reconstruction and theoretical foundation of action research on the concept of action research and the fundamental works on this subject in order to contextualize the current state of the field. This bibliometry indicated that Price's index according to which 50% of academic production in a given field is carried out by the square root of the total number of authors could not be verified, as √ of 2013 authors (including theses, dissertations, articles, book chapters and books) is 45. The 45 authors together produced 318 works, which corresponded to 22.5% of the total of 1409 productions. Most of these were produced in the 2000s, with 616 studies (43.7% of 1409). It was also concluded that the bibliometrics of the articles provided a general picture of the studies that used action research as a method, and that some characteristics indicate the potential contribution of this method to education, both in teacher training and in raising awareness of issues such as race, gender and the environment. On the other hand, it is a method that is constantly being re-evaluated and undergoing debate in the scientific field. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pesquisa-ação | por |
dc.subject | Análise bibliométrica | por |
dc.subject | Análise de citações | por |
dc.subject | Action research | eng |
dc.subject | Bibliometric analysis | eng |
dc.subject | Citation analysis | eng |
dc.title | Pesquisa-ação: estudo bibliométrico de artigos científicos indexados na base de dados Educ@ | por |
dc.title.alternative | Action research: bibliometric study of scientific articles indexed in the Educ@ database | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7263318849588556 | por |
dc.description.resumo | Trata-se de um estudo bibliométrico sobre pesquisa-ação. A pesquisa-ação é um método de pesquisa com diversas definições e procedimentos de investigação, um tipo de pesquisa científica com base colaborativa e emancipatória que compreende uma ação social agenciada pelos próprios interessados. Diante da especificidade da pesquisa-ação, uma pesquisa de revisão de artigos sobre esse método demonstrou ser uma importante contribuição cientifica. A contribuição chave das pesquisas bibliométricas é a verificação do impacto, pois este tipo de pesquisa visa aferir, medir, analisar, por exemplo, o número de publicações, citações, o grau de circulação nos ambientes científicos e estritamente políticos. Os objetivos gerais foram: Analisar as características da produção acadêmica em artigos com o tema pesquisa-ação hospedados na plataforma Educ@; Analisar as citações dos artigos por meio de estudo bibliométrico. Os objetivos específicos foram: a) Realizar uma reconstituição histórica e fundamentação teórica da pesquisa-ação sobre o conceito de pesquisa-ação e as obras fundamentais sobre esse tema de modo contextualizar o atual estado do campo. Esta bibliometria indicou que o indice de Price segundo o qual 50% da produção acadêmica em determinado campo é realizada pela raiz quadrada do número total autores não pôde ser verificado, pois a √ de 2013 autores (incluindo teses, dissertações, artigos, capítulos de livros e livros) é 45. Os 45 autores produziram juntos 318 trabalhos, o que correspondeu a 22,5% do total de 1409 produções. A maior parte dessas produções foi realizada nos anos 2000, com 616 estudos (43,7% de 1409). Concluiu-se também que a bibliometria dos artigos forneceu um quadro geral sobre os estudos que utilizaram a pesquisa-ação como método, e que algumas características indicam a potencial contribuição desse método para a Educação, tanto na formação de professores, como na conscientização de temas como a questão racial, de gênero e ambiental. Por outro lado, é um método constantemente reavaliado e que passa por debates no campo cientifico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88882426369201901 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/9581628872265605 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-7379-8541 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1250-3767 | por |