Show simple item record

dc.contributor.authorMioto, Isabella Lopes
dc.date.accessioned2024-02-28T12:52:44Z
dc.date.available2024-02-28T12:52:44Z
dc.date.issued2023-03-07
dc.identifier.citationMIOTO, Isabella Lopes. Análise do ensino do comportamento de ecoico em gêmeos concordantes para autismo: diferenças encontradas e suas implicações. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19533.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19533
dc.description.abstractCurrent research claims that genetic makeup, together with environmental factors, may contribute to the cause of childhood autism, as they point to evidence of heritability and a higher incidence of autism in families with a history of it. Case studies on twins are scarce in the literature, but fundamental for analyzing the possibility of heritability and the importance of ontogenesis. In its characterization, ASD is marked by abnormalities in social interaction, communication, spoken language and a shallow and stereotyped behavioral repertoire. This impairment in verbal behavior, present in people with autism, is frequently described in the literature. In this audience, one of the main verbal operants that can present a loss in its acquisition is the echoic. In order to understand the functions related to the processes of acquisition of human behavior, it is necessary to study child development and its particularities, especially with atypical children, and, therefore, longitudinal studies with this theme must be carried out. Therefore, the objective of this research was to describe and analyze, in a longitudinal and specific way, the acquisition process of echoic behavior and its prerequisites in twins concordant for autism, identifying the differences that occurred in the learning process and listing possible implications of this learning, bearing in mind that both brothers were submitted to the same protocols, under similar application conditions. For this purpose, the method used was a primary source documentary research. It was verified, retrospective, descriptive and longitudinally, the acquisition of the echoic repertoire and its prerequisite behaviors for learning by children with ASD. The analysis of the reported data confirms the effectiveness of the ABA-based behavioral intervention model for teaching verbal repertoire and strengthens the notion that individualized, structured interventions, with individualized teaching schedules and based on scientific evidence can be applied to teach skills that may favor or improve the quality of life of the individual. In addition, this research presents significant contributions by expanding the data in the literature on behavioral intervention and the acquisition and generalization of verbal behaviors and their prerequisites, in addition to bringing more information to fill the gap present in the literature on behavioral intervention and its repertoires of learning in twins.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectComportamento verbalpor
dc.subjectEcoicopor
dc.subjectGêmeospor
dc.subjectAutistic spectrum disorderpor
dc.subjectVerbal behaviorpor
dc.subjectEchoicpor
dc.subjectTwinspor
dc.titleAnálise do ensino do comportamento de ecoico em gêmeos concordantes para autismo: diferenças encontradas e suas implicaçõespor
dc.title.alternativeAnalysis of teaching echoic behavior in twins concordant for autism: differences found and their implicationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antonio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoPesquisas atuais afirmam que a composição genética, em conjunto com fatores ambientais, pode contribuir para a causa do autismo infantil, pois apontam evidências de herdabilidade e uma maior incidência de autismo em famílias com histórico para o mesmo. Estudos de casos sobre gêmeos são escassos na literatura, mas fundamentais para análise da possibilidade de herdabilidade e da importância da ontogênese. Em sua caracterização, o TEA é marcado por anormalidades na interação social, comunicação, linguagem falada e um repertório comportamental raso e estereotipado. Esse prejuízo no comportamento verbal, presente em pessoas com autismo, é descrito frequentemente na literatura. Nesse público, um dos principais operantes verbais que pode apresentar prejuízo em sua aquisição é o ecoico. Para compreender as funções relacionadas aos processos de aquisição de comportamentos humanos é necessário estudar o desenvolvimento infantil e suas particularidades, principalmente com crianças atípicas, e, portanto, estudos longitudinais com essa temática devem ser realizados. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi descrever e analisar, de forma longitudinal e específica, o processo de aquisição do comportamento ecoico e seus pré-requisitos em gêmeos concordantes para autismo, identificando as diferenças que ocorreram no processo de aprendizagem e elencando possíveis implicações dessa aprendizagem, tendo em vista que ambos os irmãos foram submetidos aos mesmos protocolos, em condições de aplicações semelhantes. Para tal propósito, o método utilizado foi uma pesquisa documental de fonte primária. Verificou-se, de forma retrospectiva, descritiva e longitudinal, a aquisição do repertório ecoico e seus comportamentos pré-requisitos para aprendizagem de crianças com TEA. A análise dos dados relatados confirma a eficácia do modelo de intervenção comportamental baseada em ABA para ensino de repertório verbal e fortalece a noção de que, intervenções individualizadas, estruturadas, com programações de ensino particularizadas e baseadas em evidências científicas podem ser aplicadas para ensinar habilidades que podem favorecer ou melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Além disso, a presente pesquisa apresenta contribuições significativas ao ampliar os dados da literatura sobre intervenção comportamental e aquisição e generalização de comportamentos verbais e seus pré-requisitos, além de trazer mais informações para suprir a lacuna presente na literatura de intervenções comportamentais e seus repertórios de aprendizagem em gêmeos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0922419363782707por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-5696-4672por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6150-1074por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil