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dc.contributor.authorUchôas, Pedro Damasceno
dc.date.accessioned2024-03-04T12:30:59Z
dc.date.available2024-03-04T12:30:59Z
dc.date.issued2024-01-30
dc.identifier.citationUCHÔAS, Pedro Damasceno. O problema da filosofia como sistema de pensamento único em "O mundo como vontade e representação de Arthur Schopenhauer". 2024. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19576.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19576
dc.description.abstractThis research has as main goal to analyze and investigate the problem created by Schopenhauer’s explanation of the organization of The world as will and representation According to Schopenhauer, his philosophy, as explained in The world, should be read and understood as the communication of a single thought. In spite of this, he did not mention what explictly is the single thought behind the four divisions of his major work. There remains a question if Schopenhauer’s main work could correspond to a single thought formulated as a single proposition or if the unity of his theoretical enterprise is due to the communality of the themes developed by his main work. Given that, it is necessary to search for the possible solutions to the problem, considering the hypothesis formulated during the research and by commentators in order to verify the possibility of each one of them in order to find the best solution to the problem. It is necessary to consider the fact that language as a tool for survival and Will’s manifestation leads Schopenhauer’s philosophy to problems on the limits of communication and thought and drives it to an innovative stage between science and art. The philosophy of Schopenhauer has to be considered not as a static series of thoughts, but an organism which needs the reader as its counterpart.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSchopenhauerpor
dc.subjectPensamento únicopor
dc.subjectOrganismopor
dc.subjectSistematicidadepor
dc.subjectSingle thoughteng
dc.subjectorganismeng
dc.subjectSistematicityeng
dc.titleO problema da filosofia como sistema de pensamento único em "O mundo como vontade e representação de Arthur Schopenhauer"por
dc.title.alternativeThe problem of philosophy as a system of single thought in "Arthur Schopenhauer's The world as will and representation"eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Soria, Ana Carolina Soliva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2903416522364971por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo principal analisar e investigar o problema originado pela explicação de Schopenhauer acerca do modo como sua obra principal, O mundo como vontade e representação, é estruturada. De acordo com o autor, sua filosofia, tal como exposta em O mundo, deve ser lida e compreendida como a comunicação de um pensamento único. Apesar disso, ele não nomeia o que é esse “pensamento único” subjacente às quatro divisões da obra. Permanece em debate se, por um lado, ele seria correspondente a um único pensamento comunicável, como extrato da obra em uma única proposição, ou, por outro, se o texto schopenhaueriano, como pensamento único, guardaria entre todas as suas partes conexões profundas e incontornáveis que se esclarecem umas às outras na unicidade de sua composição. Por essa razão, faz-se necessária a pesquisa pelas possíveis soluções ao problema, considerando-se as hipóteses já formuladas até então pelos comentadores como forma de progressão na resolução da questão. É necessário considerar, contudo, que o estatuto condicionado da linguagem ao mundo como manifestação da vontade dirige a filosofia do autor a problemas que concernem mais diretamente aos limites da comunicação e do pensamento e a aproxima de um estatuto intermediário entre ciência e arte. A filosofia de Schopenhauer deve ser considerada não como um conjunto estático de noções e proposições, mas como um “organismo” vivo que encontra sua contraparte no leitor.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9484501542629724por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9055-651Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7762-3981por


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