Show simple item record

dc.contributor.authorPicharillo, Alessandra Daniele Messali
dc.date.accessioned2024-03-04T14:18:47Z
dc.date.available2024-03-04T14:18:47Z
dc.date.issued2024-01-24
dc.identifier.citationPICHARILLO, Alessandra Daniele Messali. Efeitos de ensino de multiplicação por meio do ensino por matriz na emergência de respostas recombinadas. 2024. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19578.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19578
dc.description.abstractWith the technological advances present in society, education can take advantage of the benefits that the attractions of virtual environments have and, thus, promote conditions that enhance student learning. The main objective of this study was to verify the effects of matrix teaching on multiplication learning on the generativity of new mathematical repertoires with the additional objective of evaluating the effectiveness of the Besouriz computerized tool. 26 students aged between seven and 11 years-old participated in this study, being 16 with typical development and 12 with Autism Spectrum Disorder, enrolled in regular education or in a specialized institution. A written pre- and post-test design was used to assess multiplication repertoire. A multiple probe between stimulus groups design was also used. The independent variable was teaching multiplication through additive equivalent, using matrix training. The dependent variable was the participants' performance in the repertoire taught and assessed in written tests. The multiplication tables of one, two and three were taught. The results indicate that the game was efficient and effective regardless of the input repertoire, age and neurodevelopment condition. It is suggested that the study be expanded to other groups of special education students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectJogo educativopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectMatrizpor
dc.titleEfeitos de ensino de multiplicação por meio do ensino por matriz na emergência de respostas recombinadaspor
dc.title.alternativeEffects of teaching multiplication through matrix teaching in the emergency of recombined responseseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoCom os avanços tecnológicos presentes na sociedade, a educação pode se valer dos benefícios que os atrativos dos ambientes virtuais possuem e, assim, promover condições que potencializam a aprendizagem dos alunos. Esse estudo tem o objetivo principal verificar os efeitos do ensino de multiplicação por matriz na generatividade de novos repertórios matemáticos, e o objetivo adicional de avaliar a eficácia da ferramenta informatizada Besouriz. Serão participantes deste estudo 26 alunos com idade entre sete e 11 anos, sendo 16 alunos com desenvolvimento típico e 12 alunos com transtorno do espectro do autismo, matriculados no ensino regular ou em instituição especializada. Foi utilizado o delineamento de pré e pós-teste escrito, para avaliação dos desempenhos de multiplicação. Também será utilizado o delineamento de múltiplas sondagens entre os grupos de estímulos. A variável independente é o ensino da multiplicação por meio de equivalente aditivo, utilizando o treino de matriz. A variável dependente é o desempenho dos participantes no repertório ensinado e avaliado nos testes escritos. Foram ensinadas as tabuadas do um, dois e três. Os resultados indicam que o jogo foi eficiente independentemente do repertório de entrada, da idade e da condição de neurodesenvolvimento. Sugere-se que o estudo seja ampliado para outros grupos de participantes Público-Alvo da Educação Especial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipId88887.595421/2020-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6418472162902640por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0003-0212-8027por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4197-623Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil