Show simple item record

dc.contributor.authorNonato, Giovana Regina
dc.date.accessioned2024-03-11T11:52:06Z
dc.date.available2024-03-11T11:52:06Z
dc.date.issued2023-08-28
dc.identifier.citationNONATO, Giovana Regina. Percepções de professoras de creche sobre formação, saberes e reconhecimento profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19616.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19616
dc.description.abstractThis qualitative research aimed to understand, through the perceptions of preschool eachers, the processes related to training, knowledge, and professional recognition.Starting from the following research question: What are the perceptions of preschoolteachers regarding their formative processes, teaching knowledge, and professionalrecognition? In this sense, a survey of research in the area on the topic was conductedinitially, followed by the application of questionnaires and interviews with 10 earlychildhood education teachers working with children aged 0 to 3 years old, at a CEMEIin the municipality of São Carlos-SP. As a backdrop for the analysis, authors from thetheoretical perspective of the epistemology of practice (Alarcão (1996); Freire (1996);Gauthier (2006); Goodson (2015); Nóvoa (1995); Pimenta (2000); Tardif (2012)); andfrom the field of early childhood education were used: Arce (2001); Assis (2007);Oliveira (2014); Onofre, Tomazzetti, and Martins (2017), among others. We believethat the results of the study contributed to strengthening the professionalizationmovement of teachers working at this level of education and to the importance of theprotagonism of their knowledge. The relevance of this study was also justified inpersonal relevance, contributing directly to teaching practice and the school unit of theresearch proponent; in political-pedagogical relevance, considering the possibility oflistening to teachers, pointing out the need for an effective policy of valorization andrecognition of these professionals; in academic relevance, for the perspective ofstrengthening the movement of teacher professionalization. The study showed thatinitial training courses were not sufficient for work in the field, as they did not addressthe specificities of early childhood education; it pointed out that the participants in theresearch are not socially and professionally valued; it reinforced the lack of theirparticipation in political decisions and, finally, it noted the absence of speech andlistening from various instances, promoting silence and the proletarianization of thecategory.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEarly childhood educationgeng
dc.subjectProfessoras de crechepor
dc.subjectPreschool teacherseng
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectTeachingknowledgeeng
dc.subjectReconhecimento profissionalpor
dc.subjectProfessional recognitioneng
dc.subjectEscuta das vozespor
dc.subjectListening to voiceseng
dc.titlePercepções de professoras de creche sobre formação, saberes e reconhecimento profissionalpor
dc.title.alternativePerceptions of preschool teathers regarding training, knowledge, and professional recognitioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Marcia Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176529351192598por
dc.description.resumoEsta pesquisa de abordagem qualitativa objetivou compreender por meio das percepções das professoras de creche, os processos referentes à formação, os saberes e o reconhecimento profissional. Partindo da seguinte questão de pesquisa: Quais as percepções das professoras da creche em relação aos seus processos formativos, saberes docentes e reconhecimento profissional? Neste sentido, foi realizado, num primeiro momento, um levantamento de pesquisas na área sobre o tema abordado e, num segundo momento, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas, com 10 professoras da educação infantil atuantes com crianças de 0 a 3 anos de idade, em uma CEMEI do município de São Carlos-SP. Como, pano de fundo para a análises, foram utilizados autores da vertente teórica da epistemologia da prática (Alarcão (1996); Freire (1996); Gauthier (2006); Goodson (2015); Nóvoa (1995); Pimenta (2000); Tardif (2012)); e do campo da educação infantil: Arce (2001); Assis (2007); Oliveira (2014); Onofre, Tomazzetti e Martins (2017) entre outros. Acreditamos que o resultado do estudo contribuiu para o fortalecimento do movimento de profissionalização das professoras atuantes nesse nível de ensino e para a importância do protagonismo de seus saberes. A pertinência desse estudo, também se justificou na relevância pessoal, em contribuir diretamente com a prática docente e com a unidade escolar da proponente da pesquisa; na relevância político-pedagógica, considerando a possibilidade de ouvir às professoras, apontando a necessidade de uma política efetiva de valorização e reconhecimento dessas profissionais; na relevância acadêmica, pela perspectiva de fortalecimento do movimento de profissionalização docente. O estudo demonstrou que os cursos de formação inicial não foram suficientes para a atuação no campo, por não abordarem as especificidades da educação infantil; apontou que as participantes da pesquisa não são valorizadas socialmente e profissionalmente; reforçou a inexistência da participação das mesmas nas decisões políticas e, por fim, constatou a ausência de fala e de escuta das várias instâncias, promovendo o silêncio e a proletarização da categoria.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/4401698866169387por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil