Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGodoy, Lucca Franco de
dc.date.accessioned2024-03-11T12:02:45Z
dc.date.available2024-03-11T12:02:45Z
dc.date.issued2024-02-05
dc.identifier.citationGODOY, Lucca Franco de. Proposta de coavaliação de desempenho tático-técnico em projeto de iniciação ao futebol. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19619.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19619
dc.description.abstractThe study proposal initially came from the possibility of constructing, applying and validating a spreadsheet for evaluating tactical-technical performance with students in a sports initiation project in football, with a view to the need of teachers for more practical methods of pedagogical assessment, leveraged by the difficulty of assessing an entire class, generally alone.The developments of the research expanded to the possibility of also discussing the entire process, admitting it as a pedagogical tool. Based on this context, the objective of this research is to analyze the process of construction, application and evaluation of a tactical-technical performance evaluation spreadsheet applied in a co-evaluation system. The study was accomplished through qualitative exploratory research, in a university extension project based in a state school in the city of São Carlos-SP, and covers students from the 6th, 7th, 8th and 9th classes. year. The sports initiation project is part of the ProFut Soccer Academy program, linked to the Sports Ministry of the Federal Government. For data collection, transcriptions of remote team meetings, daily field reports on application days and the impressions that teachers and students had of the process were used. Formal games were held, in which students were divided into pairs, where one of them alternated playing, while his/her colleague carried out his/her tactical-technical assessment using a spreadsheet with performance indicators. with subjective options on an assessment scale, thus configuring a co-evaluation proposal. The selected data was organized into the construction, application and evaluation categories, for each day of application accomplished. We interpret it based on content analysis and discuss the entire process with the aim of understanding the limits and potential of the experiences of the students involved and the teachers/monitors participating in the proposal. The proposal turned out to be a “gold mine” for pedagogical assistance and the production of different meanings and values from teaching.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectIniciação esportivapor
dc.subjectCoavaliaçãopor
dc.subjectRendimento tático-técnicopor
dc.titleProposta de coavaliação de desempenho tático-técnico em projeto de iniciação ao futebolpor
dc.title.alternativeProposal for co-evaluation of tactical-technical performance in a football initiation projecteng
dc.title.alternativePropuesta de coevaluación del desempeño táctico-técnico en un proyecto de iniciación al fútbolspa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Osmar Moreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoA proposta do estudo partiu inicialmente da possibilidade de construção, aplicação e validação de uma planilha de avaliação de desempenho tático-técnico com estudantes em um projeto de iniciação esportiva no futebol, com vistas à necessidade dos(as) docentes, de métodos mais práticos de avaliação pedagógica, alavancada pela dificuldade de se avaliar uma turma inteira, geralmente sozinhos. Os desdobramentos da pesquisa ampliaram-se para a possibilidade de discutirmos também todo processo, admitindo como ferramenta pedagógica. Partindo desse contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar o processo de construção, aplicação e avaliação de uma planilha de avaliação de desempenho tático-técnico aplicada em sistema de coavaliação. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, em um projeto de extensão universitária realizado em uma escola estadual do município de São Carlos-SP, e abrange estudantes das turmas de 6°, 7°, 8° e 9° ano. O projeto de iniciação esportiva faz parte do programa Academia ProFut de Futebol, vinculada ao Ministério do Esporte do Governo Federal. Para a coleta de dados foram utilizadas as transcrições das reuniões remotas da equipe, dos relatórios diários de campo dos dias das aplicações e das impressões que professores(as) e estudantes tiveram do processo. Foram realizados jogos formais, nos quais os/as estudantes eram distribuídos em duplas, onde alternou-se um(a) deles(as) jogando, enquanto seu/sua colega realizava sua avaliação tático-técnica por meio de uma planilha com indicadores de desempenho com opções subjetivas em escala de apreciação, configurando assim uma proposta de coavaliação. Os dados selecionados foram organizados nas categorias construção, aplicação e avaliação, para cada dia de aplicação realizada. Interpretamos a partir da análise de conteúdo e discutimos todo o processo com o intuito de compreender os limites e as potencialidades da vivência dos alunos(as) envolvidos(as) e dos professores(as)/monitores(as) participantes da proposta. A proposta se revelou uma “mina de ouro” para auxílio pedagógico e produção de significados e valores diversos a partir do ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5396271300033114por
dc.publisher.courseEducação Física - EFpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2915-5634por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil