Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBuoro, Francisco Carvalho
dc.date.accessioned2024-03-12T00:34:45Z
dc.date.available2024-03-12T00:34:45Z
dc.date.issued2024-01-10
dc.identifier.citationBUORO, Francisco Carvalho. Agroecólogos neorrurais: educação, (re)existência camponesa e desenvolvimento rural sustentável. 2024. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19626.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19626
dc.description.abstractThis study qualitatively analyses the practices of six neorural agroecological producers, graduated in Agroecology in two different institutions: the Federal University of São Carlos (UFSCAR) and the Federal Institute of Education, Science and Technology of Southeast Minas Gerais (IFSEMG). The analysis, based on participant observation, discourse analysis and exchange of experiences, covers several aspects, including production, housing, trade, culture, ideology, food, sociability, management, waste management, use of natural resources and access to land. The objective is to highlight the potentialities and challenges in the search for the consolidation of agricultural and rural sustainability, highlighting the central role of education in agroecology, peasant culture and new ruralities in this process. It was possible to verify the central role of education in agroecology, peasant culture and new ruralities in this process through the work of neo-rural agroecologists.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransição agroecológicapor
dc.subjectEducação em agroecologiapor
dc.subjectPopulação neorruralpor
dc.subjectAgroecological transitioneng
dc.subjectAgroecology educationeng
dc.subjectNeorural populationeng
dc.titleAgroecólogos neorrurais: educação, (re)existência camponesa e desenvolvimento rural sustentávelpor
dc.title.alternativeNeorural agroecologists: education, peasant (re)existence and sustainable rural developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Norder, Luiz Antonio Cabello
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080353709980071por
dc.description.resumoEste estudo analisa qualitativamente as práticas de seis produtores agroecólogos neorrurais, formados em Agroecologia em duas instituições distintas: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG). A análise, baseada em observação participante, análise de discursos e trocas de experiências, abrange diversos aspectos, incluindo produção, habitação, comércio, cultura, ideologia, alimentação, sociabilidade, gestão de resíduos, uso de recursos naturais e acesso à terra. O objetivo é destacar as potencialidades e desafios na busca pela consolidação da sustentabilidade agrícola e rural. Foi possível constatar o papel central da educação em agroecologia, da cultura camponesa e das novas ruralidades nesse processo através da atuação dos agroecólogos neorrurais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA RURALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA RURALpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/3929630682660284por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil