Percepções de estudantes sobre o trabalho do enfermeiro na estratégia saúde da família
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Data
2021-02-23Autor
Carloni, Pablo Ramon
Borges, Flávio Adriano
Stofel, Natália Sevilha
Ogata, Márcia Niituma
Rézio, Larissa de Almeida
Paiva, Ariane Tufaile de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: compreender as percepções de estudantes de enfermagem sobre o trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Métodos: pesquisa qualitativa desenvolvida com 19 estudantes de diferentes períodos do curso de graduação em enfermagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, procedendo-se, depois de organizadas, à análise temática e confrontação com alguns conceitos da Análise Institucional. Resultados: a análise dos dados deu origem a três temas: 1) Percepções dos estudantes sobre o processo de trabalho do enfermeiro, 2) O vínculo no trabalho do enfermeiro e 3) Limites estruturais e relacionais do trabalho do enfermeiro. Conclusão: o trabalho do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família é algo em constante processo de institucionalização, requerendo uma gama de conhecimento teórico-científico e habilidades que se expressam pela autonomia e vínculo com os usuários. Contudo, enfrenta alguns atravessamentos como a escassez de infraestrutura, recursos humanos, materiais e a dificuldade no trabalho em equipe. Objective: to understand the perceptions of nursing students about the work of nurses in the Family Health Strategy. Methods: qualitative research developed with 19 students from different periods of the undergraduate nursing course. Semi-structured interviews were carried out, proceeding, after being organized, to thematic analysis and confrontation with some concepts of Institutional Analysis. Results: the data analysis gave rise to three themes: 1) Students’ perceptions of the nurse’s work process, 2) The bond in the nurse’s work and 3) Structural and relational limits of the nurse’s work. Conclusion: the nurse’s work in the Family Health Strategy is something in constant institutionalization process, requiring a range of theoretical and scientific knowledge and skills that are expressed through autonomy and bond with users. However, it faces some crossings such as the scarcity of infrastructure, human and material resources and the difficulty in teamwork.
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