As repercussões das relações de poder entre docentes e estudantes na interpretação do erro no processo de aprendizagem
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Fecha
2024-09-11Autor
Carneiro, Manuela
Reis, Denise Maria
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A perspectiva de uma escola cuja função social é, predominantemente, preparar para a produtividade e competição do sistema econômico vigente reproduz mecanismos de controle e formas de avaliação da aprendizagem que condenam os equívocos dos estudantes e dificultam a reflexão sobre as práticas docentes. O presente artigo tem como objetivo compreender as repercussões das relações de poder na interpretação do erro pelo professor no processo de aprendizagem por meio de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa. Os resultados indicam que a noção de erro nas instituições escolares, numa perspectiva foucaultiana, está intimamente ligada às relações de poder que perpassam toda a sociedade, sendo o erro visto como desvio, alvo de punição e elemento que reforça a hierarquização entre professores e estudantes. Ainda que os aspectos da resistência nessas relações de poder não sejam explorados nos cotidianos escolares, o estudo aponta a importância da valorização da bagagem cultural dos estudantes e da construção de relações e de conhecimentos de modo mais dialógico.
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