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dc.contributor.authorSantos, Jaqueline Zani dos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:33:09Z
dc.date.available2012-12-10
dc.date.available2016-06-02T19:33:09Z
dc.date.issued2012-02-24
dc.identifier.citationSANTOS, Jaqueline Zani dos. Poder de mercado no varejo de etanol no estado de São Paulo. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2150
dc.description.abstractGiven the economic dimension of the sugar and ethanol industry, there is a strong concern regarding the loss of social welfare due to market power usage by ethanol companies, especially at retail, where conditions are favorable to cooperation. The present study's objective is to determine if there is any market power abuse in retail sales of hydrous ethanol in the State of São Paulo, by verifying if price increases and decreases are transmitted to the customer proportionally, and identifying if there is any difference in price transmission mechanisms between smaller (where competition is less) and larger tows. Monthly wholesale and retail price series are used, provided by ANP, for the period of January 2005 to August 2011, for a sample of cities in the state of São Paulo. The results indicated that market power was used in the ethanol retail market, where retailers were able to transmit to the consumers price increases faster than decreases.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteconomia de mercadopor
dc.subjectmercado combustível São Paulo (Estado)por
dc.subjectorganização industrialpor
dc.subjectpoder de mercadopor
dc.subjecttransmissão de preçospor
dc.subjectvarejopor
dc.subjectetanolpor
dc.subjectmarket powereng
dc.subjectprice transmissioneng
dc.subjectretaileng
dc.subjectethanoleng
dc.titlePoder de mercado no varejo de etanol no estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aguiar, Danilo Rolim Dias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1889207481986151por
dc.contributor.referee1Pitelli, Mariusa Momenti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810339285129049por
dc.description.resumoDada a dimensão econômica do setor sucroalcooleiro, aumenta-se a preocupação de ocorrência de perdas de bem-estar social devido ao uso de poder de mercado por parte das empresas da cadeia produtiva de etanol, preocupação esta que é maior em nível de varejo, uma vez que os postos de combustíveis apresentam condições favoráveis à formação de cartéis. O presente estudo tem por objetivo identificar se há abuso de poder de mercado por parte dos postos de combustíveis do estado de São Paulo na revenda do etanol hidratado, buscando verificar se os acréscimos e decréscimos de preços são transmitidos com a mesma intensidade aos consumidores e identificar se existe diferença no mecanismo de transmissão de preços em municípios menores (onde a concorrência é menor) e maiores. Neste trabalho foram utilizados dados de preços mensais em níveis de distribuição e varejo, disponibilizados pela ANP, no período de janeiro de 2005 a agosto de 2011, para uma amostra de cidades do estado de São Paulo, e os resultados mostraram indícios de exercício de poder de mercado no varejo de etanol, onde os varejistas conseguiram repassar mais rapidamente os acréscimos do que os decréscimos de preços aos consumidores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia - PPGEc-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456799T0por


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