Show simple item record

dc.contributor.authorRodrigues, Cae
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:48Z
dc.date.available2013-04-18
dc.date.available2016-06-02T19:35:48Z
dc.date.issued2013-02-22
dc.identifier.citationRODRIGUES, Cae. A ambientalização curricular da educação física nos contextos da pesquisa acadêmica e do ensino superior. 2013. 338 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2297
dc.description.abstractThe aim of this research revolves around the following question: considering the global dimension of the environmental happening and the consequent tendency towards the environmentalization of curricula, how do these processes evolve in physical education settings, especially in contexts of research and teaching? For the analysis of environmentalization processes surrounding research contexts in physical education settings we considered papers published in scientific journals that propose dialogues/investigations revealing possible meeting points between environmental and physical education discourses. For the analysis of environmentalization processes surrounding teaching contexts in physical education settings we considered academic units that support discussions concerning environmental issues and that are part of physical education curricula in Brazilian higher education settings. The data was analyzed in dialogue with the theoretical references of the research. These references address, in the main: (a) the characterization of the socioenvironmental issue as a field of disputes of power and the elements that surround the legitimization and institutionalization of the environmental dimension; (b) curriculum theories and processes of curricular environmentalization in higher education settings; (c) the historical contextualization of meeting points between the field of physical education and the environmental field. Interpretative analysis of the data and the sociological focus of the research allow the identification of grounding symbols and structures of knowledge that are associated with the incorporation of environmental issues in physical education settings, especially in the contexts of research and teaching.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.titleA ambientalização curricular da educação física nos contextos da pesquisa acadêmica e do ensino superiorpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Freitas, Denise de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4767324H6por
dc.description.resumoO objetivo central dessa pesquisa gira em torno da seguinte questão: considerando a dimensão global do acontecimento ambiental e a consequente tendência à ambientalização dos currículos, quais são os desenvolvimentos particulares desses processos no campo da educação física nos contextos da pesquisa acadêmica e do ensino superior? Consideramos para a análise dos processos de ambientalização da educação física no contexto da pesquisa acadêmica artigos científicos que propõem diálogos/investigações revelando possíveis encontros entre os discursos ambientais e os discursos da educação física publicados em periódicos científicos. Para a análise dos processos de ambientalização da educação física no contexto do ensino superior consideramos disciplinas que se propõem a discutir as questões ambientais em cursos/programas de educação física de Universidades Federais brasileiras. Os dados foram analisados em diálogo com os referenciais teóricos da pesquisa que abordam, de maneira geral: (a) a caracterização da problemática socioambiental enquanto campo de forças e a compreensão dos elementos em torno da legitimação e institucionalização da dimensão ambiental; (b) as teorias do currículo e os processos de ambientalização curricular no ensino superior; (c) a contextualização histórica de movimentos que ocorrem no encontro entre o campo da educação física e do campo ambiental. A análise interpretativa dos dados e o enfoque sociológico da pesquisa permitem a identificação de símbolos e estruturas que formam a base para a constituição de saberes/conhecimentos associados a processos/propostas de inserção da dimensão ambiental na educação física, especialmente no âmbito da pesquisa e do ensino.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6159440346233422por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record