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dc.contributor.authorCruz, Ana Cristina Juvenal da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:35:55Z
dc.date.available2014-07-10
dc.date.available2016-06-02T19:35:55Z
dc.date.issued2014-03-20
dc.identifier.citationCRUZ, Ana Cristina Juvenal da. Antirracismo e educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCO. 2014. 393 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2338
dc.description.abstractThis dissertation intends to analyze the guiding principles and normative directives related to racism treatment in Education by United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization UNESCO. Through a theoretical qualitative approach, the research verifies how the organization deals with uses and meanings of racial thematic in Education. In this way, the investigation aims to reflect critically upon different uses and meanings about the debate on racial relations, and to comprehend the education construction as an anti-racist policy performed by UNESCO. Therefore, UNESCO s official documents were analyzed using a historical perspective as a way to understand how the development of the debates produces normative instruments to the management of the racial issue. Since its beginning, UNESCO has published several documents and materials as an attempt to join countries and make them find out the universal peace. Moreover, its position about the theme became a key point to deal with the racial matter, seen as a problem to have peace. So, the education was a chosen option by it to win this obstacle. For this reason, it can be said that UNESCO proposes education as an anti-racist policy. The research focuses on a contemporary debate about racial relations, especially in aspects of racialized people production as an individual or group.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectUNESCOpor
dc.subjectAnti-racismeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleAntirracismo e educação: uma análise das diretrizes normativas da UNESCOpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790897U6por
dc.description.resumoEsta tese objetiva analisar os princípios orientadores e as diretrizes normativas relativas ao tratamento do racismo em matéria de educação da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura UNESCO. A investigação consiste em analisar o modo pelo qual a Organização atribui determinados usos e sentidos à temática racial. Constitui-se em uma abordagem qualitativa de cunho teórico no interior dos estudos sobre relações raciais e educação. Visa diagramar nos documentos os diferentes usos e sentidos do debate acerca da questão racial, tendo por objetivo identificar o processo de construção da educação como uma política antirracista empregada pela UNESCO. Isto foi feito através da análise em perspectiva histórica, dos documentos oficiais da UNESCO buscando identificar com o desenvolvimento dos debates que culminam em instrumentos normativos na gestão relativa à questão racial. Desde a sua constituição a UNESCO publicou documentos e materiais a fim de propiciar uma união intergovernamental entre países de modo a atingir uma paz universal . Essa inclinação da UNESCO frente ao tema se converteu desde logo, em conceitualizar e compreender a questão racial vista, então, como um obstáculo na busca da paz. A educação foi justamente o meio escolhido pela Organização para equacionar esse obstáculo. Neste sentido, pode-se dizer que a UNESCO institui a educação como uma política antirracista. Dar-se-á foco a partir do debate contemporâneo das relações raciais, especialmente no que se refere aos aspectos da produção racializada das diferentes populações, no que confere a dimensão plural e subjetiva da questão racial.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6736396213946663por


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